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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43009
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Titre: Usos e significados do consumo de podcasts jornalísticos entre jovens estudantes da Universidade de Brasília
Auteur(s): Quintino, Cleisyane Lopes
Orientador(es):: Moura, Dione Oliveira
Coorientador(es):: Del Bianco, Nelia Rodrigues
Assunto:: Podcasts
Jornalismo
Jovens
Date de publication: 8-mar-2022
Référence bibliographique: QUINTINO, Cleisyane Lopes. Usos e significados do consumo de podcasts jornalísticos entre jovens estudantes da Universidade de Brasília. 2021 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: Esta dissertação busca lançar luz sobre o consumo de podcasts jornalísticos, considerados estratégicos para as empresas de comunicação atraírem jovens que não têm o hábito de consumir notícias. Com base nos pressupostos teóricos de podcasting, juventude, mediação e consumo, esta pesquisa teve por objetivo compreender os usos que jovens estudantes de graduação da Universidade de Brasília fazem dos podcasts jornalísticos e com quais significados se inserem na vida social de universitários. Para tanto, o estudo recorreu à triangulação metodológica, que combina métodos quantitativos e qualitativos para obter uma compreensão mais ampla do fenômeno. O modelo adotado nesta dissertação começou pela aplicação de um questionário (método quantitativo), seguiu com entrevistas (método qualitativo) e avançou para uma análise qualitativa dos dados. A pesquisa permitiu identificar que há podcasts jornalísticos brasileiros com presença no cotidiano dos jovens com pelo menos quatro significados associados ao consumo: construção de hábitos de consumo de informação, manutenção de relações sociais, fixação de um estilo de vida mais acelerado e capacidade de dar sentido aos acontecimentos cotidianos. Dessa forma, concluiu-se, a partir dos usos e significados identificados no consumo de podcasts jornalísticos, que este é um fenômeno midiático, com tendência de crescimento, que tem moldado as experiências cotidianas de jovens, pouco afeitos à leitura dos conteúdos jornalísticos.
Abstract: This dissertation seeks to shed light on the consumption of journalistic podcasts, considered strategic for media companies to attract young people without news consuming habits. Based on the theoretical assumptions of podcasting, youth, mediation, and consumption, this research aims to understand the uses of journalistic podcasts by young undergraduate students at the University of Brasília. Furthermore, it also investigates the meanings of journalistic podcasts in their social life. Therefore, the study uses methodological triangulation, which combines quantitative and qualitative methods to obtain a broader understanding of the study object. The model adopted in this dissertation involves the application of a questionnaire (quantitative method), interviews (qualitative method), and qualitative data analysis. The research identifies at least four meanings related to consumption of Brazilian journalistic podcasts in young people’s daily life: construction of information consumption habits, maintenance of social relationships, the establishment of a more hurried lifestyle, and the ability to give meaning to everyday events. Thus, from the uses and meanings identified in the consumption of journalistic podcasts, it is possible to conclude that podcasts are a media phenomenon, which tends to grow, shaping the daily experiences of young people, little used to journalistic content.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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