Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Dione Oliveira | - |
dc.contributor.author | Quintino, Cleisyane Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T18:12:54Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T18:12:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-29 | - |
dc.identifier.citation | QUINTINO, Cleisyane Lopes. Usos e significados do consumo de podcasts jornalísticos entre jovens estudantes da
Universidade de Brasília. 2021 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43009 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação busca lançar luz sobre o consumo de podcasts jornalísticos, considerados
estratégicos para as empresas de comunicação atraírem jovens que não têm o hábito de
consumir notícias. Com base nos pressupostos teóricos de podcasting, juventude, mediação e
consumo, esta pesquisa teve por objetivo compreender os usos que jovens estudantes de
graduação da Universidade de Brasília fazem dos podcasts jornalísticos e com quais significados
se inserem na vida social de universitários. Para tanto, o estudo recorreu à triangulação
metodológica, que combina métodos quantitativos e qualitativos para obter uma compreensão
mais ampla do fenômeno. O modelo adotado nesta dissertação começou pela aplicação de um
questionário (método quantitativo), seguiu com entrevistas (método qualitativo) e avançou para
uma análise qualitativa dos dados. A pesquisa permitiu identificar que há podcasts jornalísticos
brasileiros com presença no cotidiano dos jovens com pelo menos quatro significados
associados ao consumo: construção de hábitos de consumo de informação, manutenção de
relações sociais, fixação de um estilo de vida mais acelerado e capacidade de dar sentido aos
acontecimentos cotidianos. Dessa forma, concluiu-se, a partir dos usos e significados
identificados no consumo de podcasts jornalísticos, que este é um fenômeno midiático, com
tendência de crescimento, que tem moldado as experiências cotidianas de jovens, pouco afeitos
à leitura dos conteúdos jornalísticos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Usos e significados do consumo de podcasts jornalísticos entre jovens estudantes da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Podcasts | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Del Bianco, Nelia Rodrigues | - |
dc.description.abstract1 | This dissertation seeks to shed light on the consumption of journalistic podcasts, considered
strategic for media companies to attract young people without news consuming habits. Based on
the theoretical assumptions of podcasting, youth, mediation, and consumption, this research aims
to understand the uses of journalistic podcasts by young undergraduate students at the University
of Brasília. Furthermore, it also investigates the meanings of journalistic podcasts in their social
life. Therefore, the study uses methodological triangulation, which combines quantitative and
qualitative methods to obtain a broader understanding of the study object. The model adopted in
this dissertation involves the application of a questionnaire (quantitative method), interviews
(qualitative method), and qualitative data analysis. The research identifies at least four meanings
related to consumption of Brazilian journalistic podcasts in young people’s daily life: construction
of information consumption habits, maintenance of social relationships, the establishment of a
more hurried lifestyle, and the ability to give meaning to everyday events. Thus, from the uses
and meanings identified in the consumption of journalistic podcasts, it is possible to conclude that
podcasts are a media phenomenon, which tends to grow, shaping the daily experiences of young
people, little used to journalistic content. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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