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2021_CleisyaneLopesQuintino.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMoura, Dione Oliveira-
dc.contributor.authorQuintino, Cleisyane Lopes-
dc.date.accessioned2022-03-08T18:12:54Z-
dc.date.available2022-03-08T18:12:54Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.date.submitted2021-11-29-
dc.identifier.citationQUINTINO, Cleisyane Lopes. Usos e significados do consumo de podcasts jornalísticos entre jovens estudantes da Universidade de Brasília. 2021 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43009-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação busca lançar luz sobre o consumo de podcasts jornalísticos, considerados estratégicos para as empresas de comunicação atraírem jovens que não têm o hábito de consumir notícias. Com base nos pressupostos teóricos de podcasting, juventude, mediação e consumo, esta pesquisa teve por objetivo compreender os usos que jovens estudantes de graduação da Universidade de Brasília fazem dos podcasts jornalísticos e com quais significados se inserem na vida social de universitários. Para tanto, o estudo recorreu à triangulação metodológica, que combina métodos quantitativos e qualitativos para obter uma compreensão mais ampla do fenômeno. O modelo adotado nesta dissertação começou pela aplicação de um questionário (método quantitativo), seguiu com entrevistas (método qualitativo) e avançou para uma análise qualitativa dos dados. A pesquisa permitiu identificar que há podcasts jornalísticos brasileiros com presença no cotidiano dos jovens com pelo menos quatro significados associados ao consumo: construção de hábitos de consumo de informação, manutenção de relações sociais, fixação de um estilo de vida mais acelerado e capacidade de dar sentido aos acontecimentos cotidianos. Dessa forma, concluiu-se, a partir dos usos e significados identificados no consumo de podcasts jornalísticos, que este é um fenômeno midiático, com tendência de crescimento, que tem moldado as experiências cotidianas de jovens, pouco afeitos à leitura dos conteúdos jornalísticos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUsos e significados do consumo de podcasts jornalísticos entre jovens estudantes da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPodcastspt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.subject.keywordJovenspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoDel Bianco, Nelia Rodrigues-
dc.description.abstract1This dissertation seeks to shed light on the consumption of journalistic podcasts, considered strategic for media companies to attract young people without news consuming habits. Based on the theoretical assumptions of podcasting, youth, mediation, and consumption, this research aims to understand the uses of journalistic podcasts by young undergraduate students at the University of Brasília. Furthermore, it also investigates the meanings of journalistic podcasts in their social life. Therefore, the study uses methodological triangulation, which combines quantitative and qualitative methods to obtain a broader understanding of the study object. The model adopted in this dissertation involves the application of a questionnaire (quantitative method), interviews (qualitative method), and qualitative data analysis. The research identifies at least four meanings related to consumption of Brazilian journalistic podcasts in young people’s daily life: construction of information consumption habits, maintenance of social relationships, the establishment of a more hurried lifestyle, and the ability to give meaning to everyday events. Thus, from the uses and meanings identified in the consumption of journalistic podcasts, it is possible to conclude that podcasts are a media phenomenon, which tends to grow, shaping the daily experiences of young people, little used to journalistic content.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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