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Titre: Income inequality and elections’ funding : evidence from Brazil and Japan
Auteur(s): Roviello, Felipe Yudi Yamashita
Orientador(es):: Bugarin, Maurício Soares
Assunto:: Financiamento de campanha
Desigualdade de renda
Lobby
Eleições - Brasil
Japão
Date de publication: 24-fév-2022
Référence bibliographique: ROVIELLO, Felipe Yudi Yamashita. Income inequality and elections’ funding: evidence from Brazil and Japan. 2021. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia do Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: Modelos de economia política sugerem que em sociedades mais heterogêneas, partidos políticos representando diferentes grupos de renda tendem a apoiar políticas públicas diferentes. Como resultado, lobistas ficam mais dispostos a contribuir com campanhas políticas a fim de evitar que uma política desfavorável seja implementada caso o partido rival ganhe as eleições. Portanto, o aumento da desigualdade social causa um aumento nas contribuições de campanhas eleitorais. Este estudo examina o impacto da desigualdade de renda em gastos eleitorais no Brasil e no Japão. Também são explorados três aspectos do efeito da desigualdade em gastos eleitorais: como desigualdade afeta doações de campanha a medida que as eleições se tornam mais competitivas, os efeitos de spillover da desigualdade em doações de campanha e seus efeitos em diferentes tipos de gastos eleitorais. Usamos dados de painéis das eleições municipais brasileiras de 2004 `a 2016 e das eleições para a Casa dos Conselheiros do Japão de 1977 `a 2016. Todos os resultados sugerem que sociedades mais desiguais tendem a ter eleições mais caras. No Brasil, o impacto da desigualdade em doações de campanha parece ser mais forte em municípios onde a competição eleitoral foi mais intensa. O resultado também é robusto a efeitos de spillover espaciais.
Abstract: Theoretical political economy models suggest that in more heterogeneous societies, political parties representing different income groups tend to support different policies. As a result, lobbyists are more willing to contribute to political campaigns to avoid the risk of an unfavorable policy being implemented if the opposing party wins. Therefore, higher income inequality increases private contributions to electoral campaigns. This study examines the impact of income inequality on election costs in Brazil and Japan. It also explores three different aspects of the effect of income inequality on campaign costs: how inequality affects campaign donations as electoral competition grows, inequality’s spillover effects on campaign donations and its effect on different types of electoral expenditures. We use panel data from the Brazilian local elections from 2002 to 2016 and from the Japanese House of Councillor’s prefectural-tier elections from 1977 to 2016. All results suggest that more unequal societies tend to have more expensive elections. In Brazil, the impact of income inequality on campaign donations was stronger in municipalities with more electoral competition. The results are also robust to spatial spillover effects.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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