Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42970
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaReisRibeiro.pdf14,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os trilhos de Brasília : a construção da memória ferroviária na capital
Autor(es): Ribeiro, Fernanda Reis
Orientador(es): Garcia, Cláudia da Conceição
Assunto: Memória ferroviária
Patrimônio ferroviário
Ferrovias
Brasília (DF)
Data de publicação: 24-Fev-2022
Referência: RIBEIRO, Fernanda Reis. Os trilhos de Brasília: a construção da memória ferroviária na capital. 2021. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação busca traçar a construção da memória ferroviária de Brasília desde os estudos de interiorização da capital no século XIX até os seus desdobramentos no presente ano. A mudança da capital do Brasil induziu a construção de estradas de ferro que ligassem a nova cidade com o restante do país. Esse processo foi marcado por uma série de acontecimentos políticos, econômicos e sociais, que influenciaram diretamente o modo com que a ferrovia se estabeleceu e se desenvolveu ao longo dos anos. Para a construção dessa narrativa é proposto um estudo com base no conceito de memória ferroviária como instrumento deacautelamento e preservação do patrimônio, sobretudo após a Lei 11.483/2007 que atribui ao IPHAN sua preservação e difusão. Para a elaboração dessa pesquisa foram utilizados como metodologia a pesquisa bibliográfica sobre as questões de memória e patrimônio, além de pesquisa arquivística em periódicos do século XX. Assim, procurou-se mostrar a ferrovia não por meio de uma perspectiva técnica, mas pelo modo com que as especificidades dos complexos ferroviários da capital atuaram de forma a estruturar memórias.
Abstract: This dissertation aims to outline the construction of Brasilia’s railway memory from 19th century interiorization studies until its developments in the present year. The change of the capital of Brazil led to the construction of railroads that would connect the new city with the rest of the country. This process was highlighted by a series of political, economic, and social events, which directly influenced the way that the railroad was established and developed over the years. In order to construct this narrative, it is proposed a study based on the concept of railway memory as an instrument for safeguarding and preserving the heritage, especially after the Law 11.483/2007, which attributes its preservation and dissemination to theIPHAN. For the elaboration of this research, the methodology adopted was bibliographic research on memory and heritage concepts, as well as archival research in periodicals of the 20th century. Therefore, this works aims to show the railway not by a technical perspective, but by the way that its singularities acted to structure memories
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.