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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/4295
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Titre: Avaliação de necessidades de treinamento : proposição e aplicação de um modelo teórico-metodológico nos níveis macro e meso organizacionais
Autre(s) titre(s): Training Needs Assessment : Proposal and Aplication of a Model at Macro and Meso Level
Auteur(s): Ferreira, Rodrigo Rezende
Orientador(es):: Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Treinamento
Pessoal - treinamento
Trabalho - aspectos psicológicos
Empresas
Date de publication: 20-avr-2010
Référence bibliographique: FERREIRA, Avaliação de necessidades de treinamento: proposição e aplicação de um modelo teórico-metodológico nos níveis macro e meso organizacionais. 2009. 219 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Résumé: O objetivo geral da pesquisa foi propor e aplicar um modelo teóricometodológico de Avaliação de Necessidades de Treinamento (ANT) em ambientes organizacionais. Foram analisados sistematicamente 49 artigos. A análise da produção científica mostra que há mais de 40 anos as práticas e pesquisas sobre ANT são realizadas com base em abordagens ad-hoc e pouco sistemáticas. As pesquisas em Psicologia, além de escassas, focam predominantemente o nível individual (micro) de análise. Na Administração, os estudos enfatizam o nível organizacional (macro), porém, carecem de abordagens teórico-metodológicas sistemáticas, capazes de conferir consistência às pesquisas e às práticas de ANT. A pesquisa foi realizada no Tribunal de Contas da União (TCU). Na primeira etapa, foram analisados documentos sobre a organização e sobre a atividade de auditoria de obras públicas, foco deste estudo. Foram empreendidos dois grupos focais. Os participantes responderam a três questões abertas. Participaram 33 indivíduos ligados à auditoria de obras e à educação corporativa do TCU; 28 foram considerados válidos. Os procedimentos de coleta dos dados foram divididos em três etapas: resposta individual das questões, resposta das questões em sub-grupos e consolidação das respostas dos sub-grupos. Empregou-se técnica de análise de conteúdo para tratar os dados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para aprofundamento dos resultados. Emergiram 8 categorias de conteúdo ligadas a desafios e mudanças da organização e 5 categorias ligadas a competências. O modelo de ANT proposto contempla variáveis do contexto interno e externo à organização, propõe a aplicação de taxonomias de resultados de aprendizagem na descrição de necessidades de treinamento e compreende diferentes níveis de ANT e necessidades. O modelo foi parcialmente testado e os resultados sugerem relacionamentos de predição entre desafios e mudanças organizacionais e necessidades de treinamento. Foi possível identificar competências humanas classificadas como genéricas, replicáveis e técnicas. Um instrumento de ANT foi concebido e validado por juízes e semanticamente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of the study was to propose and apply a theoretical-methodological model for Training Needs Assessment (TNA). Forty-nine articles were analysed. For more than 40 years, practice and research on training needs assessment are made on ad-hoc approaches. Research in Psychology are few and aim, mainly, the individual (micro) level of analysis. In Management, the studies focus the macro level, but there is a lack of rigorous theoretical-methodological approaches to enhance TNA practice and research. The study took place at the Brazilian Court of Audition (TCU). Documents were analysed about the organization and the activity of building surveillance, focus of the study. Two focal groups were undertaken with 33 individuals from building surveillance and corporate education; 28 were valid. They answered three open questions. Content analyses were made. Semi-estructured interviews deepened the results. Eight categories of internal and external changes and challenges and 5 categories of competences emerged. The model includes internal and external variables, proposes the use of taxonomy of learning results to depict training needs and integrates diferent levels of TNA and needs. The model was partially tested and the results describe predition relations between organizational changes and challenges and training needs. Generic, replicable and technical competences were identified. A TNA tool was conceived and validated.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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