http://repositorio.unb.br/handle/10482/42928
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_HugodeCarvalhoSobrinho.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Educação geográfica e formação cidadã : o Projeto Nós Propomos! no Distrito Federal/Brasil |
Autor(es): | Carvalho Sobrinho, Hugo de |
Orientador(es): | Leite, Cristina Maria Costa |
Assunto: | Geografia - estudo e ensino Cidadania Lugar Projetos - educação Práticas pedagógicas |
Data de publicação: | 16-Fev-2022 |
Data de defesa: | 5-Nov-2021 |
Referência: | CARVALHO SOBRINHO, Hugo de. Educação geográfica e formação cidadã: o Projeto Nós Propomos! no Distrito Federal/Brasil. 2021. 213 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A partir da experiência que envolve o ensinar-aprender Geografia, revelou-se a necessidade de estudo e de superação de práticas pedagógicas, que não condizem com as demandas da sociedade contemporânea. Em busca da superação dessas práticas é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de estudo deste trabalho, foi pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva cidadania territorial local, em uma perspectiva de governança e de sustentabilidade que promova a relação entre universidade, escola e comunidade. Dessa maneira, esta tese de doutorado objetivou analisar as práticas pedagógicas em Geografia na construção e/ou fortalecimento da cidadania, por meio do Projeto Nós Propomos!, no Distrito Federal. No que se refere às questões metodológicas, a ideia central foi investigada por meio da pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e aplicação de questionários. As reflexões teóricas apontaram a dinamicidade contemporânea e as possibilidades de se pensar o mundo e o lugar por meio da Educação Geográfica, sendo a formação para a cidadania sua centralidade. Os resultados obtidos assinalaram, ainda, que os professores da Educação Básica que executam o Projeto se relacionam, no exercício de suas atividades pedagógicas, com a universidade em seus processos de formação continuada. Assim, o Projeto contribui para a superação do distanciamento entre universidade-escola-comunidade. Os professores envolvidos na implementação desse projeto no DF, apesar da demonstração de limitações e de possibilidades futuras, evidenciaram que sua implementação foi significativa, na medida que trouxe um novo olhar para a comunidade local ao levarem os estudantes a pesquisarem e proporem soluções para seus problemas cotidianos. Além disso, apontaram a necessidade de investimentos e de ampliação dessas atividades/ações nas demais Unidades Escolares do Distrito Federal. No contexto das análises das atividades realizadas pelos estudantes, notou-se criticidade, autonomia e protagonismo ao construírem/fortalecerem perspectivas da cidadania ativa. Espera-se que as indagações e as reflexões propostas neste trabalho sejam caminhares que se agregam a outros no intuito de pensar a Educação Geográfica, o lugar e a formação cidadã como possibilidade e avanço na superação de um ensino que ainda possui fortes traços da perspectiva tradicional. Por isso, essa contribuição tem como alvo a construção de caminhos pedagógicos em Geografia que sejam viáveis e possíveis de serem construídos e/ou (re)significados. |
Abstract: | From the experience that involves the process of teaching-learning Geography, it was revealed the need to study and overcome pedagogical practices that do not conform to the contemporary society demands. In search to surpass those practices, the project “Nós Propomos!”, which is the object of this study in this piece of work, was thought and systematized. It aims at promoting an effective territorial local citizenship through a perspective of governance and sustainability that promotes the relation among university, school and community. Therefore, this doctoral thesis aims to analyze the pedagogical practices in Geography in the construction and/or fortification of citizenship through the project We Propose! in Distrito Federal (Brazilian Capital District). To the methodological issues, the central idea will be investigated through bibliographic research, semi-structured interviews, documentary research and questionnaire application. The theoretical reflections pointed out to the contemporary dynamicity and to the possibilities of thinking the world and the place through the Geographic Education, being the citizenship aimed formation its centrality. The obtained results showed that the teachers from the Basic Education System who executed the Project during their pedagogical activities routine relate with the university through their continued formation processes. Thereby, the Project contributes to overcome the distance among university, school and community. The teachers involved into the implementation of this Project in Distrito Federal, although demonstrating some limitations and future possibilities, evinced its meaningfulness as it brought a new view over the local community for making the students search for and propose solutions for their daily problems. Besides that, they pointed out to the need of investment and application of those activities/actions at the other school units in Distrito Federal. In the context of the students’ activities analyses, it was noticed criticism, autonomy and protagonism as they constructed and fortified active citizenship perspectives. We hope that the inquires and the proposed reflections at this work may constitute ways that aggregate itself to others in order to think of the Geographic Education, the place and the citizen formation as possibilities and advances to overcome the education that still has strong traits of the traditional perspective. Therefore, this contribution aims at constructing pedagogical paths in Geography that may be feasible and possible to be constructed and make meaningful sense. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.