Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Carvalho Sobrinho, Hugo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T12:41:13Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T12:41:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO SOBRINHO, Hugo de. Educação geográfica e formação cidadã: o Projeto Nós Propomos! no Distrito Federal/Brasil. 2021. 213 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42928 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da experiência que envolve o ensinar-aprender Geografia, revelou-se a
necessidade de estudo e de superação de práticas pedagógicas, que não
condizem com as demandas da sociedade contemporânea. Em busca da
superação dessas práticas é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de estudo deste
trabalho, foi pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva
cidadania territorial local, em uma perspectiva de governança e de
sustentabilidade que promova a relação entre universidade, escola e comunidade.
Dessa maneira, esta tese de doutorado objetivou analisar as práticas pedagógicas
em Geografia na construção e/ou fortalecimento da cidadania, por meio do Projeto
Nós Propomos!, no Distrito Federal. No que se refere às questões metodológicas,
a ideia central foi investigada por meio da pesquisa bibliográfica, entrevistas
semiestruturadas, pesquisa documental e aplicação de questionários. As reflexões
teóricas apontaram a dinamicidade contemporânea e as possibilidades de se
pensar o mundo e o lugar por meio da Educação Geográfica, sendo a formação
para a cidadania sua centralidade. Os resultados obtidos assinalaram, ainda, que
os professores da Educação Básica que executam o Projeto se relacionam, no
exercício de suas atividades pedagógicas, com a universidade em seus processos
de formação continuada. Assim, o Projeto contribui para a superação do
distanciamento entre universidade-escola-comunidade. Os professores envolvidos
na implementação desse projeto no DF, apesar da demonstração de limitações e
de possibilidades futuras, evidenciaram que sua implementação foi significativa,
na medida que trouxe um novo olhar para a comunidade local ao levarem os
estudantes a pesquisarem e proporem soluções para seus problemas cotidianos.
Além disso, apontaram a necessidade de investimentos e de ampliação dessas
atividades/ações nas demais Unidades Escolares do Distrito Federal. No contexto
das análises das atividades realizadas pelos estudantes, notou-se criticidade,
autonomia e protagonismo ao construírem/fortalecerem perspectivas da cidadania
ativa. Espera-se que as indagações e as reflexões propostas neste trabalho sejam
caminhares que se agregam a outros no intuito de pensar a Educação Geográfica,
o lugar e a formação cidadã como possibilidade e avanço na superação de um
ensino que ainda possui fortes traços da perspectiva tradicional. Por isso, essa
contribuição tem como alvo a construção de caminhos pedagógicos em Geografia
que sejam viáveis e possíveis de serem construídos e/ou (re)significados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação geográfica e formação cidadã : o Projeto Nós Propomos! no Distrito Federal/Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lugar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projetos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | From the experience that involves the process of teaching-learning Geography, it
was revealed the need to study and overcome pedagogical practices that do not
conform to the contemporary society demands. In search to surpass those
practices, the project “Nós Propomos!”, which is the object of this study in this
piece of work, was thought and systematized. It aims at promoting an effective
territorial local citizenship through a perspective of governance and sustainability
that promotes the relation among university, school and community. Therefore, this
doctoral thesis aims to analyze the pedagogical practices in Geography in the
construction and/or fortification of citizenship through the project We Propose! in
Distrito Federal (Brazilian Capital District). To the methodological issues, the
central idea will be investigated through bibliographic research, semi-structured
interviews, documentary research and questionnaire application. The theoretical
reflections pointed out to the contemporary dynamicity and to the possibilities of
thinking the world and the place through the Geographic Education, being the
citizenship aimed formation its centrality. The obtained results showed that the
teachers from the Basic Education System who executed the Project during their
pedagogical activities routine relate with the university through their continued
formation processes. Thereby, the Project contributes to overcome the distance
among university, school and community. The teachers involved into the
implementation of this Project in Distrito Federal, although demonstrating some
limitations and future possibilities, evinced its meaningfulness as it brought a new
view over the local community for making the students search for and propose
solutions for their daily problems. Besides that, they pointed out to the need of
investment and application of those activities/actions at the other school units in
Distrito Federal. In the context of the students’ activities analyses, it was noticed
criticism, autonomy and protagonism as they constructed and fortified active
citizenship perspectives. We hope that the inquires and the proposed reflections at
this work may constitute ways that aggregate itself to others in order to think of the
Geographic Education, the place and the citizen formation as possibilities and
advances to overcome the education that still has strong traits of the traditional
perspective. Therefore, this contribution aims at constructing pedagogical paths in
Geography that may be feasible and possible to be constructed and make
meaningful sense. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|