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1979_CeliodaCunha.pdf8,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorChagas, Valnir-
dc.contributor.authorCunha, Célio da-
dc.date.accessioned2022-02-03T16:14:27Z-
dc.date.available2022-02-03T16:14:27Z-
dc.date.issued2022-01-03-
dc.date.submitted1979-07-03-
dc.identifier.citationCUNHA, Celio da. A educação no Estado Novo : raízes, concepções desdobramentos. 1979. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1979.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42813-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 1979.pt_BR
dc.description.abstractA intensão principal deste trabalho foi a de proceder a uma analise da educação no período compreendido pela vigência do Estado Novo, mas que estivesse conectada, de um lado, com os fatos político, econômico-social e cultural e, de outro, com o comportamento do setor educacional na fase imediatamente anterior. Com base nessa orientação, procuramos no primeiro capítulo, que levou o título Da República Velha ao Estado Novo apresentar um quadro evolutivo das mutações ocorridas naqueles setores antes e depois da revolução de outubro de 1930. No segundo capítulo - A Nova Consciência Educacional - fizemos um exame do movimento de renovação educacional, que teve início logo após o termino da primeira guerra mundial, dando destaque as reformas pioneiras empreendidas a nível estadual, e bem assim, ao histórico debate que se travou, sobretudo de 1930 a 1935, entre católicos e pioneiros. No terceiro capítulo - Homens e Tendências - selecionamos seis representantes que pudessem traduzir o pensamento do Estado Novo, com indicações da posição.': de cada um deles. Descrevemos, em seguida, As Reformas Educacionais do Estado Novo, título do quarto capítulo, onde se procurou expor e comentar as reformas do ensino industrial, secundário, comercial, primário, normal e agrícola, bem como as modificações introduzidas no ensino superior. No último capítulo - Significado e Alcance - foi feito um exame crítico da educação no Estado Novo, explicitando-se as principais conclusões do estudo. Essas conclusões sugerem que o Estado Novo foi, ao mesmo tempo, inovador e conservador em matéria de educação. De um lado, deu relevo ao ensino técnico-profissional e, de outro, manteve a escola secundaria no ápice do sistema de ensino de 2° grau. Sugerem ainda que o período compreendido pela vigência da Constituição de 37, deixou de lado inúmeras idéias inovadoras que haviam sido geradas pelo movimento de renovação educacional dos pioneiros.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação no Estado Novo : raízes, concepções desdobramentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação e Estadopt_BR
dc.subject.keywordEducação - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main purpose of this study is to undertake an analysis of education during the "New State" period (the 1937 Constitution ). On one hand, such analysis includes the political, socio- economical and cultural aspects of the period and on the other,it focus its attention upon the tendencies of the preceding period. Based on this orientation, the first chapter, "From the Old Republic to the New State" presents the evolution of the changes which took place in the political, socio - economical and cultural sectors before and after the 1930 revolution. The second chapter - "The New Educational Conscience" includes an analysis of the educational renewal movement, which started soon after the end of the First World War. Here, emphasis is given to the pioneer reforms, at the state level as well as to the historical debate undertaken between catholics and pioneers, mainly from 1930 to 1935. In the third chapter, "Men and Tendencies" , we present six men whose ideas translate the thought of the "New State", indicating each one-'s positions. "The New State Educational Reforms" (fourth chapter) presents and also comments the reforms introcuced into the industrial commercial, agricultural, elementary, normal, high school and higher education. In the last chapter, "Meaning and Scope", a critical appraisal of the "New State" education is attempted and the main conclusions are drawn. These conclusions suggest that the "New Stalo" was at the same time innovative and conservative on educational unit tors. While putting emphasis on technical-professional education, academic secondary education as the "height" of the high it kept school level. The conclusions also suggest that during the period in which the 1937 Constitution was in effect, many innovative ideas generated by the pioneers of the educational renewal movement we re overlooked.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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