http://repositorio.unb.br/handle/10482/42701
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_CássiaRebecadeLimaSouza.pdf | 802,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Internações hospitalares por acidentes de transporte terrestre no Brasil : estudo de séries temporais interrompidas, 2008-2019 |
Autor : | Souza, Cássia Rebeca de Lima |
Orientador(es):: | Silva, Everton Nunes da |
Coorientador(es):: | Russo, Letícia Xander |
Assunto:: | Acidentes de trânsito Hospitalização Políticas públicas - avaliação Brasil |
Fecha de publicación : | 7-ene-2022 |
Data de defesa:: | 28-jun-2021 |
Citación : | SOUZA, Cássia Rebeca de Lima. Internações hospitalares por acidentes de transporte terrestre no Brasil: estudo de séries temporais interrompidas, 2008-2019. 2021. 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumen : | Em todo o planeta, a cada 23 segundos uma morte é registrada por acidente de transporte terrestre, totalizando 3.626 mortes por dia, e cerca de 1,32 milhão de mortes por ano, deixando de 20 a 30 milhões de vítimas não fatais. No Brasil, os acidentes de trânsito compõem a oitava causa de morte. O objetivo deste estudo é analisar o efeito da Lei No 12.760/12 na taxa de internações ocasionadas por acidentes de transporte terrestre no Brasil, entre 2008 e 2019. Trata-se de um estudo ecológico, caracterizado pela análise de séries temporais interrompidas de dados secundários agregados de internações causadas por acidentes de transporte terrestre registradas no Sistema de Informações Hospitalares. Analisamos a série por meio da regressão de Newey-West. Os resultados indicam que em dezembro de 2012, primeiro mês da intervenção, houve uma redução significativa na taxa de hospitalização de 0,400841 (p = 0,052; IC95% -0,8060128;-0,0043307), acompanhada pela redução na tendência da taxa de hospitalização (em relação à tendência pré intervenção) de 0,048215 na taxa de hospitalização por acidente de transporte terrestre por 100.000 habitantes por mês (p <0,01; IC95% 0,0614524;0,0349775). Esses resultados estão de acordo com as análises de subgrupos para as regiões brasileiras, embora Norte e Nordeste não tenham reduzido imediatamente as taxas de internação, ao não apresentar mudança de nível na série. Nossos resultados sugerem que 436.581 hospitalizações por acidente de transporte terrestre foram evitadas pela lei de tolerância zero de dezembro de 2012 a dezembro de 2019 no Brasil. |
Abstract: | In the planet, every 23 seconds a death is recorded by land transport accident, totaling 3,626 deaths per day, and about 1.32 million deaths per year, leaving 20 to 30 million non-fatal victims. In Brazil, traffic accidents are the eighth cause of death. The objective of this study is to analyze the impact of Law No. 12760/12 on the rate of hospitalizations caused by land transport accidents in Brazil, between 2008 and 2019. 4 This is an ecological study, characterized by the analysis of interrupted time series of secondary data aggregates of admissions caused by land transport accidents recorded in the Hospital Information System. We analyzed the series using Newey-West regression. The results indicate that in December 2012, the first month of the intervention, there was a significant reduction in the hospitalization rate of 0.400841 (p=0.052; 95%CI -0.8060128 to -0.0043307), accompanied by a reduction in the trend of hospitalization rate (in relation to the pre-intervention trend) of 0.048215 in the rate of hospitalization due to land transport accident per 100,000 population per month (p<0.01; 95%CI 0.0614524 to 0.0349775). These results are in agreement with the subgroup analyzes for the Brazilian regions, although the North and Northeast did not immediately reduce hospital admission rates, as they did not show a change in level in the series. Our results suggest that 436,581 hospitalizations for land transport accidents were avoided by the zero-tolerance law from December 2012 to December 2019 in Brazil. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.