Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Ricardo José Dourado | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rafael Galvão de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-26T13:38:45Z | - |
dc.date.available | 2021-12-26T13:38:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rafael Galvão de. Proposta de implementação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon na Educação Infantil de acordo com os parâmetros da BNCC. 2021. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42631 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema do presente estudo nasce devido a um contexto de insatisfação e questionamentos
sobre a utilização da Música na Educação Infantil com diversos intuitos, muitos dos quais
distantes dos temas específicos dessa linguagem, fazendo com que ela perca seu caráter
expressivo, transformando-se em algo mecânico e estereotipado. Tem como objeto de
estudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e a Teoria de
Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin Gordon. Dessa forma, possui o objetivo geral de
correlacionar a BNCC para a Educação Infantil com a TAM de Gordon por entender que esta
teoria apresenta ricas informações dando orientações claras quanto o desenvolvimento
musical da criança, facilitando a organização de possíveis propostas metodológicas para
esse segmento. Relaciona os campos de experiência, os direitos de aprendizagem e
desenvolvimento essenciais para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses presentes na BNCC
para a Educação Infantil com a TAM para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar
de Gordon, destacando esquematicamente os tipos e estágios da Audiação Preparatória.
São objetivos secundários descrever quais contribuições que a TAM pode proporcionar ao
desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, redimensionando a prática educacional
neste nível de ensino; organizar e estruturar uma proposta metodológica de atuação da área
de música da escola por meio da TAM. Delineia-se dentro de uma metodologia de abordagem
qualitativa, de natureza básica, de método científico dedutivo, com objetivo exploratório.
Quanto aos procedimentos técnicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa
documental. Assim, foi possível a elaboração do estado do conhecimento sobre a temática
através das publicações de alguns autores: Stavracas (2008), Loureiro (2010), Falcão
(2016), Viana (2016), Oliveira (2016) os quais apontam elementos importantes que
viabilizam, por meio de uma reflexão mais profunda, um diálogo com as políticas
educacionais com a Educação Infantil e a aprendizagem musical. Abordam sobre a
desarticulação entre o falar sobre Música e o fazer musical, o que aponta para usos e funções
inadequados da prática pedagógico-musical, em desarmonia com a realidade da criança.
Analisam sobre o sentido e o significado das práticas pedagógico-musicais no contexto da
Educação Infantil sinalizam alguns problemas e limites, apontando, no entanto, possíveis
caminhos para superá-los. Além desses, foram usados Santos (2013), Tormin (2014),
Mariano (2015), Koga (2015), Bava (2015) os quais discutem a obra de Gordon, descrevendo
a teoria desenvolvida por esse autor para a aprendizagem musical de recém-nascidos e
crianças em idade pré-escolar. Apresentam o conceito de Audiação Preparatória, afirmando
que a aprendizagem musical das crianças acontece por meio de processos similares àqueles
relacionados à aprendizagem da fala. Frisam a importância de se iniciar uma orientação
musical já na primeira infância, desde o nascimento. Como resultados da pesquisa,
destacam-se que: em nosso país, garantir o direito da criança pequena a uma educação musical
não é tarefa consolidada; a desinformação sobre a relevância de como se ocorre o processo de
aprendizagem musical, na Educação Infantil, pode gerar grandes prejuízos para o
desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança; há grandes relações entre a
BNCCEI e a Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-
escolar de Edwin E. Gordon, já que ambas estão estruturadas no “como se aprende”, não no que
deve ser aprendido; a TAM de Gordon pode proporcionar a construção de uma base sólida
auditiva e interpretativa por meio do cantar, do movimentar-se e da aprendizagem dos padrões
tonais e rítmicos, desenvolvendo-se, assim, a Audiação Preparatória. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de implementação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon na Educação Infantil de acordo com os parâmetros da BNCC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da aprendizagem musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gordon, Edwin, 1927-2015 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The theme of this study is born due to a context of dissatisfaction and questions about the use of
Music in Early Childhood Education with different purposes, many of which are far from the
specific themes of this language, causing it to lose its expressive character, becoming something
mechanical and stereotyped. Its object of study is the Common National Curriculum Base (BNCC)
for Early Childhood Education and the Music Learning Theory (MLT) by Edwin Gordon. Thus, it
has the general objective of correlating the BNCC for Early Childhood Education with Gordon's
MLT, as it is understood that this theory presents rich information giving clear guidance on the
child's musical development, facilitating the organization of possible methodological proposals for
this segment. It lists the fields of experience, essential learning and development rights for
children aged 0-5 years and 11 months present at the BNCC for Early Childhood Education with
MLT for Gordon's newborns and preschool children, schematically highlighting the types and
stages of the Preparatory Hearing. Secondary objectives are to describe which contributions MLT
can provide to the development of children in Early Childhood Education, resizing the educational
practice at this level of education; organize and structure a methodological proposal for action in
the school's music area through MLT. It is outlined within a qualitative approach methodology, of
a basic nature, of a deductive scientific method, with an exploratory objective. As for the technical
procedures, bibliographic research and documental research were used. Thus, it was possible to
elaborate the state of knowledge on the subject through the publications of some authors:
Stavracas (2008), Loureiro (2010), Falcão (2016), Viana (2016), Oliveira (2016) who point out
important elements that they make possible, through a deeper reflection, a dialogue with
educational policies such as Early Childhood Education and musical learning. They address the
disarticulation between talking about music and making music, which points to inadequate uses
and functions of the pedagogical-musical practice, in disharmony with the child's reality. They
analyze the meaning and meaning of pedagogical-musical practices in the context of Early
Childhood Education, pointing out some problems and limits, pointing out, however, possible
ways to overcome them. In addition to these, Santos (2013), Tormin (2014), Mariano (2015),
Koga (2015), Bava (2015), were used, which discuss Gordon's work, describing the theory
developed by this author for the musical learning of newborns. -born and preschool-age children.
They present the concept of Preparatory Audition, stating that children's musical learning takes
place through processes similar to those related to speech learning. They emphasize the
importance of starting a musical orientation in early childhood, from birth. As a result of the
research, the following stand out: guaranteeing the right of young children to music education, in
our country, is not a consolidated task; misinformation about the relevance of how the musical
learning process takes place in Kindergarten can cause great harm to the child's physical,
cognitive, emotional and social development; there are strong relationships between the BNCCEI
and Edwin E. Gordon's Music Learning Theory for Newborns and Preschool Children, as both are
structured on “how to learn”, not what should be learned; Gordon's MLT can provide the
construction of a solid auditory and interpretive base through singing, moving and learning tonal
and rhythmic patterns, thus developing the Preparatory Audition. | pt_BR |
dc.contributor.email | rafaeltkt@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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