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2021_BrunaOliveiradeRezende.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlmeida Filho, José Carlos Paes de-
dc.contributor.authorRezende, Bruna Oliveira de-
dc.date.accessioned2021-12-22T21:37:32Z-
dc.date.available2021-12-22T21:37:32Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.date.submitted2021-08-31-
dc.identifier.citationREZENDE, Bruna Oliveira de. Abrir fluência numa nova língua para o surdo brasileiro: diários dialogados digitais no desenvolvimento do Português Escrito como L2. 2021. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42611-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAo dissertarmos sobre uma experiência com o uso de diários dialogados escritos via internet, estamos avaliando uma prática interativa vivida como um método capaz de produzir muito insumo na língua de ensino e que foi hipotetizada aqui como de alto potencial na aquisição de uma segunda língua verbal escrita por surdos. Demonstra-se o uso intenso e focado em cada aprendiz da língua (PLS Escrito) no cotidiano de alunos surdos que trocam mensagens livres com uma monitora de rede (que é também professora da língua em outros contextos) na forma de diários dialogados tecidos com a realidade dos aprendizes. Esse traço torna a aprendizagem realista, contextualizada e contínua pelo meio digital escrito em mensagens trocadas pela supervisora “professora” e os participantes da pesquisa. A pesquisa contou com participantes universitários surdos profundos que na internet já interagem entre si em sessões de bate-papo ou fóruns acadêmicos eventuais sobre textos motivadores, proporcionando a troca na escrita com comentários e debates. Diante dessa estratégia e método de pesquisa na forma de um estudo de caso, o propósito era analisar a condição e impactos dos DDD (diários dialogados digitais) ao desenvolvimento da competência comunicativa redatora na sequência de diários trocados com os participantes. O Português Escrito como Segunda Língua para Surdos (PESLS) enfrenta diversas e sérias barreiras na sua aquisição da modalidade escrita de uma língua oral, desafios esses descritos de modo nítido na análise. Ao propor o uso de uma estratégia não direcionada e mecânica, isto é, baseada na liberdade da escrita, era buscada alguma forma de fortalecimento da hipótese potencialmente inovadora de que os DDD incrementam de modo realçado a fluência e a propriedade do discurso escrito na especialidade do ensino de Pl2 a surdos. Com isso, conclui-se no relato da pesquisa que a técnica de ensino baseada em experiências interativas intensivas foi qualificada como apoio particularmente produtivo na aquisição do Português escrito a aprendentes surdos. Para alcançar o objetivo proposto, foram estruturadas ações procedimentais de produção de mensagens entre os participantes num jogo comunicacional situado ao redor de tópicos eleitos pelos alunos e expandidos pela interlocutora na condição de par mais avançado no domínio da CC (competência comunicativa). Os resultados animadores, no seu conjunto, apresentaram um perfil de resultados esperançosos como o crescente aumento no tamanho dos turnos, expansão de recursos comunicativos e aumento de vocabulário e precisão da forma sentencial, entre outros. Os resultados foram interpretados como indiciadores de valor desse procedimento interacional como mecanismo excepcional em seus efeitos de passagem a estágio mais fluente na língua alvo por usuários de Língua de Sinais Brasileira.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAbrir fluência numa nova língua para o surdo brasileiro : diários dialogados digitais no desenvolvimento do Português Escrito como L2pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - aquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - Educação bilínguept_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - português escritopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1When we talk about an experience with the use of dialogue journals written through the internet, we are evaluating an interactive practice experienced as an activity capable of producing a lot of input in the language of instruction and which was hypothesized here as having high potential in the acquisition of a second written verbal language by deaf people. The intense and focused use of each language learner (Written PLS) is demonstrated in the daily lives of deaf students who exchange free messages with a monitor (who is also a language teacher in other contexts) in the form of dialogue journals intertwined with the reality of the learners. This trait makes learning realistic, contextualized and continuous through written digital means in messages exchanged by the supervisor “teacher” and the participants of the activity. This research included profoundly deaf university participants who already interact with each other on the Internet in chat sessions or occasional academic forums about motivational texts, providing an exchange in writing in the form of comments and debates. Using this strategy and the case study method, the purpose was to analyze the condition and impacts of DDD (digital dialogue journals) on the development of communicative writing skills following diaries exchanged with the participants. Written Portuguese as a Second Language for the Deaf (PESLS) faces several and serious barriers in its acquisition of the written modality of an oral language, and these challenges are clearly described in the analysis. By proposing the use of a non directed and non-mechanical strategy, that is, based on the freedom of writing, some way was sought to strengthen the potentially innovative hypothesis that DDD increases the fluency and mastery of written discourse in the specialty of teaching Pl2 to the deaf. Thus, it is concluded in this research report that the teaching technique based on intensive interactive experiences was qualified as a particularly productive support in the acquisition of written Portuguese for deaf learners. To achieve the proposed objective, procedural actions for the production of messages were structured among the participants in a communication game established around topics chosen by the students and expanded by the interlocutor as a more advanced pair in the domain of CC (communicative competence). The encouraging results, as a whole, showed a standard of hopeful results such as increasing turns, expansion of communicative resources and increase in vocabulary and accuracy of sentence form, among others. The results were interpreted as indicators of the value of this interactional procedure as an extraordinary mechanism in its effects of transition to a more fluent stage in the target language by Brazilian Sign Linguage speakers.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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