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2021_MarcusViniciusAzevedodeMesquita.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDias, Belidson-
dc.contributor.authorMesquita, Marcus Vinicius Azevedo de-
dc.date.accessioned2021-12-22T20:05:12Z-
dc.date.available2021-12-22T20:05:12Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.citationMESQUITA, Marcus Vinicius Azevedo de. Corpos negros fora do armário: potencialidades pedagógicas dos filmes Negrum3 e O Arco do Tempo. 2021. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42609-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é uma pesquisa acerca das potencialidades pedagógicas presentes nas formações discursivas existentes em dois curtas-metragens de diretores do Cinema Negro brasileiro: Negrum3 (2018) e O Arco do Tempo (2019). Ambos os filmes retratam a experiência de jovens negros e negras que expressam uma sexualidade dissidente. O objetivo é investigar como a linguagem cinematográfica se articula na produção de discursos acerca de raça e de sexualidade, que lhe conferem potencial pedagógico. A análise foi realizada a partir das contribuições dos estudos da Teoria Queer, da Educação da Cultura Visual e do Etnoletramento. A pesquisa faz uso dos pressupostos da Análise do Discurso e do conceito de Interseccionalidade, para compreender a associação entre raça e sexualidade na construção imagética das obras. A investigação centrou-se nos seguintes conceitos: os dispositivos de controle, a epistemologia do armário e o Etnoletramento. Essas categorias de análise possibilitaram investigar discursos acerca da violência vividas pelos sujeitos retratados, a influência do armário na vida de pessoas que expressam sexualidades dissidentes e as representações da ancestralidade negra não-normativa. Foi possível identificar que, nas representações fílmicas, são desenvolvidos discursos, que promovem desestabilizações para que ocorra o deslocamento do olhar e a formação de um pensamento crítico acerca das construções sociais associadas a raça e a sexualidade, o que demonstra o potencial pedagógico existente nas imagens das obras cinematográficas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCorpos negros fora do armário : potencialidades pedagógicas dos filmes Negrum3 e O Arco do Tempopt_BR
dc.title.alternativeBlack bodies out of the closet : pedagogical potentials in motion pictures Negrum3 and O Arco do Tempopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCinema negropt_BR
dc.subject.keywordTeoria Queerpt_BR
dc.subject.keywordCultura visualpt_BR
dc.subject.keywordAnálise do discursopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem cinematográficapt_BR
dc.contributor.advisorcoFernández, Tatiana-
dc.description.abstract1This dissertation is a research on the existence of pedagogical potentials on discourse formations between two short films by Brazilian Black Cinema directors: Negrum3 (2018) and O Arco do Tempo (2019). Both motion pictures portray the experiences of black youth who express non-conforming sexualities. The objective is to investigate how cinematographic language articulates in the production of discussions about race and sexuality, which allows pedagogical potential. This analysis has been conducted by the contributions from Queer Theory, Visual Culture Education and Ethnoliteracy studies. The research uses the theory of Discourse Analysis and the concept of Intersectionality to encompass the association between race and sexuality in the visual construction in the bodies of work. The investigation focused on the following concepts: the control devices, the closet epistemology and Ethnoliteracy. These categories of analysis allowed the further investigation on the violence experienced by the portrayed subjects, the influence of being in the closet in the lives of people who express their exualities in a dissident way and the representations of non-conforming black ancestrality. It was possible to identify those discussions are developed in the cinematographic representations, which promote disruption in order to change perspective and to form critical thinking regarding social constructs related to race and sexuality, which demonstrates the pedagogical potential existing in the images of cinematographic works.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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