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Título: Aprendizagem no terceiro setor : relações com desenho do trabalho e comprometimento afetivo
Autor(es): Werner, Eliane Cohen Costa
Orientador(es): Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Aprendizagem informal
Trabalho - treinamento
Terceiro setor
Desenho do trabalho
Comprometimento organizacional
Data de publicação: 17-Dez-2021
Referência: WERNER, Eliane Cohen Costa. Aprendizagem no terceiro setor: relações com desenho do trabalho e comprometimento afetivo. 2021. 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O terceiro setor enfrenta a necessidade de otimizar recursos e operar com maior eficiência. A capacitação de seus membros é parte desse processo e requer a compreensão de suas especificidades. Com este objetivo, foram conduzidos dois estudos: 1) uma revisão da literatura nacional e internacional sobre aprendizagem no terceiro setor e 2) o teste de um modelo explicativo sobre a influência de variáveis individuais e contextuais sobre as dimensões de aprendizagem formal e informal de trabalhadores neste setor, e a relação entre as duas dimensões. Em 24 textos localizados no primeiro estudo, a dimensão informal foi mais frequente. Predominaram estudos qualitativos, cujos achados dificilmente comparam-se aos da pesquisa em outros setores. Nas discussões desses achados, as particularidades das organizações do terceiro setor foram negligenciadas. A pesquisa permanece fragmentada e pontual. A fim de reduzir essa lacuna, o segundo estudo foi realizado com membros de diferentes organizações brasileiras do terceiro setor, egressos de treinamentos oferecidos por uma agência especializada. Os dados foram coletados em duas etapas, durante 14 meses, com o total de 68 respondentes. O modelo testado previa um efeito positivo do desenho do trabalho e do comprometimento organizacional afetivo, sobre as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos trabalhadores após os treinamentos, e sobre o impacto desses treinamentos. Correlações significativas foram identificadas e análises de regressões realizadas. O modelo foi confirmado parcialmente. O desenho do trabalho só se revelou importante na predição da aprendizagem informal dos participantes. O impacto do treinamento foi predito pela estratégia de aprendizagem de busca de ajuda interpessoal. O comprometimento afetivo não foi associado a qualquer medida de aprendizagem realizada, apontando para a necessidade de mais estudos que possam elucidar essa relação.
Abstract: The third sector faces the need to optimize resources and operate more efficiently. The training of its members is part of this process and requires an understanding of their specificities. With this objective, two studies were carried out: 1) a review of the national and international literature on learning in the third sector and 2) the test of an explanatory model on the influence of individual and contextual variables on the formal and informal dimensions of learning of workers in this sector, and the relationship between the two dimensions. In 24 localized texts of the first study, the focus on this informal dimension was more frequent. Qualitative studies predominated, whose findings are hardly comparable to those of other sectors. The particularities of third sector organizations were neglected in the discussion of those findings. Research remains fragmented and punctual. To reduce this gap, the second study was carried out with members of different Brazilian organizations in the third sector, who were participants of training offered by a specialized agency. Data were collected in two stages, over 14 months, with a total of 68 respondents. The tested model predicted a positive effect of work design and affective organizational commitment, on the learning strategies used by workers after training, and on the impact of these trainings. Significant correlations were identified, and regression analysis performed. The model was partially confirmed. The work design only proved to be important in predicting the informal learning of the participants. The impact of training was predicted by the interpersonal help-seeking learning strategy. Affective commitment was not associated with any performed measure of learning, pointing to the need for further studies that can elucidate this relationship.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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