Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales | - |
dc.contributor.author | Dias, Ana Claudia Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T03:57:00Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T03:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-03 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Ana Claudia Souza. Vozes reveladas: o diário de bordo de estudantes da Educação Básica sob a perspectiva da análise de discurso crítica. 2021. 277 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42581 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta como objetivo analisar o uso do Diário de Bordo, como
estratégia pedagógica na Educação Básica, no contexto da sala de aula de três professoras de
Língua Portuguesa do Ensino Médio e um professor de História do Ensino Fundamental, de três
diferentes escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. A pesquisa qualitativa de cunho
etnográfico abarcou o acompanhamento da realização do Diário de Bordo por meio de
observação participante, com registro de Notas de Campo, bem como a realização de entrevistas
semiestruturadas com as/o professor/as e de grupo focal com as/os estudantes das turmas
participantes. Os pressupostos teóricos e metodológicos para o desenvolvimento deste estudo
se baseiam nos princípios ontológicos, epistemológicos da Análise de Discurso Crítica (ADC),
especialmente, a vertente proposta por Fairclough (2001), Chouliaraki e Fairclough (1999) e
Fairclough (2003), em relação transdisciplinar com a/os teórica/os da Educação que promovem
a educação como prática de liberdade (hooks, 2017, 2019; FREIRE 2019[1970], 1992, 1996) em
interface com outros que colaboram para a compreensão da conjuntura da qual o Diário de Bo rdo
faz parte (BERNSTEIN, 1996; GIROUX, 1997; GERALDI, 1991; DIAS, COROA; LIMA, 2018;
entre outros). As análises sociodiscursivas empreendidas possibilitaram constatar
potencialidades do uso do Diário de Bordo como um espaço de vozes para as/os estudantes,
constituindo-secomo uma ferramenta para agir socialmente, extrapolando, em alguns casos, seu
estabelecimento como tarefa escolar, minimizando a artificialidade do que se tem a dizer na
produção textual na escola (GERALDI, 1991), contribuindo para a negoc iação dos sentidos e
para a desestabilização das relações de poder em sala de aula. Revelou desde discursos de
cordialidade até o de competivividade, bem como a presença do discurso de
pseudodescontentamento com a própria estratégia e de discursos de engajamento. As análises
sociodiscursivas das representações docentes sobre a realização do Diário de Bordo
constataram que a prática da estratégia foi capaz de provocar processos de construção
identitária em travessia (BIDIMA, 2002) em algumas das professoras participantes. O estudo
mostrou que a utilização do Diário de Bordo como estratégia com estudantes da Educação
Básica pode contribuir para a educação como prática de liberdade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Vozes reveladas : o diário de bordo de estudantes da Educação Básica sob a perspectiva da análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diário de bordo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégia pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação como prática de liberdade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims at analyzing the usage of “Diário de Bordo ”, as a pedagogic
strategy at Basic Education, in the classroom context of three Portuguese Language teachers of
High School and one History teacher of Elementary School, all of them from three different public
schools situated in Distrito Federal. The ethnographic qualitative research covered the execution
monitoring of “Diário de Bordo” through participant observation, with Field Notes registration, as
well as semi structured interviews completion with the teachers and a focus group with the
students whose classes were participating in this research. The theoretic and methodologic
assumptions applied due to the development of this study are based on the ontological and
epistemological principles of Critical Discourse Analysis (CDA), specially the dimension
postulated by Fairclough (2001), Chouliaraki and Fairclough (1999) and Fairclough (2003), which
is transdisciplinary related to Education theories that promote education as a practice of freedom
(hooks, 2017, 2019; FREIRE 2019[1970], 1992, 1996) in interf ace with others that cooperate to
comprehending the conjuncture which “Diário de Bordo” is part of (BERNSTEIN, 1996; GIROUX,
1997; GERALDI, 1991; DIAS; COROA; LIMA, 2018; among others). The sociodiscursive analysis
undertaken helped determining the potentialities resulted from the usage of “Diário de Bordo” as
a place for the students’ voices, being constituted as a mean to socially act, extrapolating, at
times, its own frame as a school task, minimizing the artificiality upon what is said about when it
comes to school textual production (GERALDI, 1991), also contributing to the meaning
negotiation and to the destabilization of power relations in class. Both cordiality and competitive
discourses were revealed, besides the presence of a pseudo discontent with the strategy itself
and engaging discourses. The sociodiscursive analysis made over the teachers’ representation
about the execution of “Diário de Bordo” determined that the practice of this strategy is capable
of provoking crossing identity construction processes (BIDIMA, 2002) in some of the participant
teachers. The study also showed that the usage of “Diário de Bordo” as a strategy with Basic
Education students may contribute to an education as a freedom practice. | pt_BR |
dc.contributor.email | anacsd25@yahoo.com.br | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|