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Título: Índice de requalificação da infraestrutura urbana : uma proposta para avaliação das intervenções de retrofit no patrimônio das obras de arte especiais
Autor(es): Galimi, Stefano
Orientador(es): Buzar, Márcio Augusto Roma
Coorientador(es): Pantoja, João da Costa
Assunto: Obras de arte especiais
Índice de Requalificação da Infraestrutura Urbana
Retrofit urbano
Patrimônio moderno - conservação
Data de publicação: 8-Dez-2021
Referência: GALIMI, Stefano. Índice de requalificação da infraestrutura urbana: uma proposta para avaliação das intervenções de retrofit no patrimônio das obras de arte especiais. 2021. 459 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A infraestrutura urbana representa o principal promotor das transformações sociais, econômicas e ambientais das cidades contemporâneas. Quando se trata do assunto do patrimônio arquitetônico tombado, a questão se faz ainda mais complexa, levando ao entendimento de que a própria infraestrutura pode se tornar o foco do processo de regeneração das cidades. As estruturas das Obras de Arte Especiais de pontes e viadutos, patrimônio infraestrutural moderno, têm passado por um rápido processo de degradação, causando ingentes danos às dinâmicas urbanas. Nesse contexto, a preservação de uma obra de arquitetura que possui notáveis características artísticas, tecnológicas e simbólicas deve ser garantida para a conservação do patrimônio material das cidades. Histórias, memórias e o orgulho do passado, relacionado a locais culturais, muitas vezes proporcionados pela própria infraestrutura urbana, são recursos para o desenvolvimento urbano e de identidade regional, que podem ser recriados, interpretados e re-funcionalizados para atender às atuais e futuras gerações. Para tanto, o presente trabalho utiliza três modelos de intervenção de retrofit urbano em urbes preservadas: Brasília, tombada pela UNESCO em 1987, e Génova, localizada no norte da Itália. Os dois primeiros estudos de caso apresentados referem-se ao desabamento estrutural parcial do Viaduto sobre a Galeria dos Estados – localizado no Eixão Sul, principal artéria viária de Brasília, e à implantação do parque rodoviário do Trevo de Triagem Norte, intervenção urbanística que representa o crescimento da cidade e do sistema da infraestrutura brasiliense. O terceiro modelo utilizado é representado pela nova Ponte San Giorgio, que dá estrutura ao trânsito rodoviário entre as áreas leste/oeste da cidade de Génova. A presente pesquisa propõe uma metodologia para a classificação da infraestrutura urbana segundo o índice de requalificação da infraestrutura urbana (IRU), que considera um modelo multicritério baseado em três parâmetros: estrutural, ambiental e espacial. Os dados obtidos apontam para a viabilidade de implementação desses parâmetros na avaliação das infraestruturas existentes, com vistas à preservação do patrimônio arquitetônico moderno.
Abstract: Urban infrastructure represents the main promoter of social, economic and environmental transformations in contemporary cities. When we deal with the subject of listed architectural heritage, the issue becomes even more complex, leading us to the understanding that the infrastructure itself can become the focus of the cities' regeneration process. The structures of bridges, modern infrastructural heritage, have undergone a rapid process of degradation, causing considerable damage to urban dynamics. In this context, the preservation of a work of architecture that has remarkable artistic, technological and symbolic characteristics, must be guaranteed in order to preserve the material heritage of cities. Stories, memories and pride of the past related to cultural places, often provided by the urban infrastructure itself, are resources for urban development and regional identity, which can be recreated, interpreted and re-functionalized to meet current and future generations. Therefore, this work uses three urban retrofit intervention models in preserved cities, namely Brasília, listed by UNESCO in 1987, and Genoa, located in northern Italy. The first two case studies presented refer to the partial structural collapse of the Viaduct over the Gallery of States, located in Eixão Sul, the main road in Brasília, and the implementation of the Trevo de Triagem Norte road park, an urban intervention that represents the growth of the city and the infrastructure system of Brasilia, while the third model used is represented by the new Ponte San Giorgio, which structures road traffic between the east/west areas of the city of Genoa. This research proposes a methodology for classifying urban infrastructure according to an urban infrastructure’s requalification index - IRU, which considers a multi-criteria model based on three parameters, namely the structural, environmental and spatial. The data obtained point to the feasibility of implementing these parameters in the assessment of existing infrastructure, aiming at the preservation of modern architectural heritage.
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.
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