Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo Júnior, Rogério Henrique de | - |
dc.contributor.author | Leite, Thailine de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-01T17:14:25Z | - |
dc.date.available | 2021-12-01T17:14:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Thailine de Almeida. Estudo das necessidades informacionais dos gestores de unidades arquivíscas: o caso do arquivo do Senado Federal. 2021. 252 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42512 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata das necessidades de informação dos gestores de Arquivo de unidades
arquivísticas que compõem o Arquivo do Senado Federal. A abordagem metodológica
do estudo caracteriza-se como qualitativa, de cunho descritivo e adota como estratégia
de investigação o estudo de caso. Discute a relação entre a informação, o gestor de
arquivo e seu ambiente de atuação no processo de tomada de decisão, destacando que
o atendimento das demandas informacionais dos gestores de unidades arquivísticas
promove a melhoria de suas decisões e do cumprimento de suas atribuições. Discorre
sobre a gestão da informação como ferramenta de agregação de valor à informação e
de desenvolvimento dos processos da unidade arquivística. Foca na relevância do
estudo de usuários de arquivo na elaboração e aperfeiçoamento dos produtos e serviços
da unidade e na satisfação dos usuários da informação. A coleta de dados junto aos
gestores das unidades arquivísticas da amostra foi realizada através de entrevista
estruturada. Os resultados da pesquisa apontam elementos que dificultam o acesso, uso
e busca da informação pelos gestores para sua tomada de decisão, impactos da
pandemia da Covid-19 no desenvolvimento das atividades e aperfeiçoamentos a serem
executados quanto à interação dos gestores com os usuários do Arquivo. A pesquisa
expõe as principais transformações administrativas ocorridas no Arquivo do Senado
Federal desde a sua criação e apresenta análise SWOT realizada no ambiente estudado
para elaboração de diagnóstico estratégico e proposição de aprimoramentos. Através
dos resultados obtidos, é apresentado um protocolo de identificação de necessidades
informacionais para unidades arquivísticas. O instrumento foi desenvolvido para
obtenção de informações através do monitoramento ambiental, da análise do
comportamento informacional dos gestores e do atendimento às expectativas dos
usuários das unidades, com o objetivo de promover melhorias nos produtos e serviços
informacionais oferecidos pelas unidades arquivísticas, o qual também pode ser aplicado
em diferentes unidades de informação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo das necessidades informacionais dos gestores de unidades arquivíscas : o caso do arquivo do Senado Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Necessidades informacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudo de usuários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestor de arquivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade arquivística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquivos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It deals with the information needs of Archive managers of archival units that compose
the Brazilian Senate Archive. The methodological approach of the study is characterized
as qualitative, descriptive and adopts the case study as its research strategy. It discusses
the relationship between information, the archive manager and their working environment
in the decision-making process, emphasizing that meeting the informational demands of
archival unit managers promotes the improvement of their decisions and the fulfillment of
their attributions. It discusses information management as a tool for adding value to
information and for developing the processes of the archival unit. It focuses on the
relevance of the archival user studies in the development and improvement of the unit's
products and services and on the satisfaction of information users. Data collection from
the managers of the sample's archival units was carried out through a structured
interview. The survey results point to elements that make it difficult for managers to
access, use and seek information for their decision-making, impacts of the Covid-19
pandemic on the development of activities and improvements to be made regarding the
interaction of managers with users of the Archive. The research exposes the main
administrative transformations that have taken place in the Brazilian Senate Archive since
its creation and presents a SWOT analysis carried out in the studied environment to
prepare a strategic diagnosis and propose improvements. Through the results obtained,
a protocol for identifying informational needs for archival units is presented. The
instrument was developed to obtain information through environmental monitoring,
analysis of the informational behavior of managers and meeting the expectations of users
of the units, with the aim of promoting improvements in informational products and
services offered by archival units, which can also be applied to different information units. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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