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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42476
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Title: Avaliação da eficiência de unidades de treinamento da Administração Pública Federal
Authors: Fonseca, Diogo Ribeiro da
Orientador(es):: Cavalcante, Pedro Paulo Murce Menezes
Assunto:: Treinamento e desenvolvimento (T&D)
Avaliação de treinamento
Eficiência (Serviço público)
Análise envoltória de dados
Administração pública - Brasil
Treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E)
Issue Date: 29-Nov-2021
Citation: FONSECA, Diogo Ribeiro da. Avaliação da eficiência de unidades de treinamento da Administração Pública Federal. 2021. 287 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo principal propor um método de avaliação da eficiência de unidades de treinamento na Administração Pública Federal brasileira, tendo por consideração critérios de economicidade e alcance dos programas de treinamento realizados em organizações públicas federais. A relevância da pesquisa justifica-se pela necessidade de complementação das perspectivas orientadas para a avaliação dos resultados de aprendizagem, consolidadas no campo de TD&E, ao permitir um olhar sob uma perspectiva gerencial dessas atividades, abrangendo a otimização das decisões de alocação dos recursos de treinamento. Para o alcance do objetivo proposto, buscou-se operacionalizar um modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) para cálculo de índices de eficiência relativa das unidades de treinamento e análise da influência de fatores técnicos, setoriais e organizacionais nos seus resultados. A partir de uma revisão sistemática de literatura foram definidas e testadas variáveis selecionadas para a constituição de um modelo Network-DEA em duas etapas. Os dados foram coletados junto a seis organizações públicas federais, compreendendo informações sobre processos e ações de treinamento realizados no período de 2015 a 2019. A análise foi realizada por meio de abordagem intertemporal, comparando as seis organizações ao longo dos cinco anos, totalizando uma amostra de 30 casos. Por fim, variáveis discricionárias e não-discricionárias referentes à atividade de treinamento e à estrutura organizacional foram analisadas para a estimativa de suas influências na eficiência das unidades de treinamento. Como principal contribuição, o método proposto permite o cálculo de índices de eficiência global para a avaliação e classificação de unidades de treinamento com relação à sua capacidade de provisão de cursos para o maior número de servidores ao menor custo. Nesse sentido, o estudo alcançou seu objetivo de contribuir com a literatura de métodos de avaliação de treinamento ao propor uma perspectiva voltada para a eficiência com foco no processo gerencial de alocação dos recursos. O presente trabalho estabelece uma integração entre os campos da Pesquisa Operacional, Economia, TD&E e Gestão Pública de forma a promover contribuições a cada um deles pela utilização de perspectivas teóricas, metodológicas e de escopo de análise que são, em geral, pouco exploradas. Consideram-se limitações do estudo a dimensão da amostra e o enfoque operacional do modelo de análise, sendo recomendada a realização de estudos futuros em amostras mais extensas que viabilizem o aperfeiçoamento das técnicas de análise, assim como a ampliação do modelo com a inclusão de outras variáveis ambientais e sobretudo de variáveis de resultados de treinamento para indivíduos, organizações e sociedade.
Abstract: The main objective of this study is to provide a method for evaluating the efficiency of training programs in the Brazilian Federal Public Administration, using as criteria the lowest possible costs and the greater equity of training provision in public organizations. The research is justified by its contribution as a distinct managerial perspective, regarding resource allocation decisions in training activities, in relation to the long-stablished literature of training evaluation which emphasizes the training effectiveness perspective for the achievement of individual and organizational learning outcomes. Following this research objective, the Data Envelopment Analysis (DEA) method was conceived as a means for the calculation of relative efficiency scores of training programs and for the analysis of technical, managerial and organizational influences on training efficiency results. A literature review found several variables for the definition and testing of various DEA models, resulting in the proposition of a two-stage Newotk-DEA model for training efficiency. After a preliminary account of the research field, data was collected from six federal public agencies in order to evaluate comparatively the efficiency of their training programs. Data collected comprised information regarding which processes and training activities were carried out in the organizations during the years of2015 to 2019. The DEA analysis was carried out with an intertemporal approach, comparing the six organizations over thisfive period year, totaling a sample of 30 cases. Based on calculated efficiency scores, a two-step analysis sought to evaluate the effects of conditioning factor such as the activities of training processes and organizational features on the efficiency of training units. Themain contribution of this study refers to the calculation of a global efficiency score, which allows for an adequate evaluation and classification of training units in relation to their capacity to deliver courses to a greater number of civil servants at the lowest costs. Hence, the study achieved its objectives of contributing to the literature on training evaluation with a method for providing an efficiency approach to study optimal resources combination and allocation in training. In addition, this work alto establishes an integration between the fields of Operational Research, Economy, T&D and Public Management in order to promote contributions to each field through a relatively unexplored analytical scope. The limitations of this study regard the relatively small sample of organizations as well as the more restrict number of variables. Future studies should consider a larger sample of organizations that enable a larger set of analytical techniques, as well incorporate new variables to the model allowing for the evaluation of training efficiency considering more environmental factors and, mainly, variables regarding results criteria on individual, organizational and societal levels.
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.
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