Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42435
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GustavoAlexandredePaiva.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Fabricia Walace-
dc.contributor.authorPaiva, Gustavo Alexandre de-
dc.date.accessioned2021-11-24T22:22:14Z-
dc.date.available2021-11-24T22:22:14Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.date.submitted2021-08-24-
dc.identifier.citationPAIVA, Gustavo Alexandre de. O irmão alemão, como se fosse um romance. 2021. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42435-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como propósito empreender uma análise crítica de O irmão alemão, de Chico Buarque (2014), buscando problematizar as temáticas da memória, da escrita e da autoria nessa obra. O primeiro capítulo discorre sobre como esse romance coloca em evidência os aspectos ficcionais da memória, à luz de estudos que investigam sua imbricação com a imaginação. O segundo capítulo aborda as relações da memória com a escrita literária, para demonstrar como o narrador-personagem do romance vê no mistério de seu irmão desconhecido uma oportunidade de se tornar escritor, recriando ficcionalmente sua memória e também buscando com isso estreitar os laços com o pai. O terceiro capítulo trata da questão autoral, a fim de discutir as estratégias de Chico Buarque para a construção de um romance que questiona incessantemente os limites entre realidade e ficção, tendo como foco a discussão sobre autobiografia e autoficção. Sendo assim, busca-se mostrar como autor e narrador de O irmão alemão parecem compartilhar do mesmo papel, valendo-se do mote do irmão desconhecido para explorarem a imagem de romancista e desnudar seus processos criativos para o leitor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO irmão alemão, como se fosse um romancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBuarque, Chico, 1944- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscrita literáriapt_BR
dc.subject.keywordAutoriapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research analyzes O irmão alemão, novel by Chico Buarque (2014), articulating fields of study such as memory, writing and authorship. The first chapter discusses how this novel highlights the fictional aspects of memory, in the light of studies that investigate its imbrication with imagination. The second chapter discusses the relation between memory and literary writing, demonstrating how the narrator of the novel sees in the mystery of his unknown brother an opportunity to become a writer, recreating his memory through fiction and seeking to strengthen ties with his father. The third chapter approaches the issue of authorship to discuss Chico Buarque's strategies for the construction of a novel that constantly questions the limits between reality and fiction, focusing on the discussion of autobiography and autofiction. Therefore, our purpose is to show how the author and the narrator of the novel seem to share their roles, using the unknown brother's motto to explore the image of the novelist and revealing their creative processes to the reader.pt_BR
dc.contributor.emailgustavopaiva.unb@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.