Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42363
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_GustavoVellozoBarreira.pdf2,47 MBAdobe PDFView/Open
Title: Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis
Authors: Barreira, Gustavo Vellozo
Orientador(es):: Fragelli, Ricardo Ramos
Assunto:: M-learning
Educação a distância
Dispositivos móveis
Aprendizagem com mobilidade
Usabilidade
Design instrucional
Issue Date: 17-Nov-2021
Citation: BARREIRA, Gustavo Vellozo. Desafios da M-learning: contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis. 2021. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: O uso de dispositivos móveis como tablets e smartphones para fins de aprendizagem tem se destacado como uma forma prática e econômica de Educação a Distância. Essa modalidade de EaD conhecida como mobile learning, ou m-learning, tem se mostrado adequada para a criação de cursos a distância autoinstrucionais. No entanto, para se obter o melhor aproveitamento desses dispositivos para fins educacionais, é necessário conhecer não apenas suas qualidades, como também identificar suas limitações e desafios de forma a aprimorar uma linguagem própria que favoreça a aprendizagem. Nesse contexto, o papel do designer instrucional é o de desenvolver conteúdo adequado para esse meio, explorando suas potencialidades e limites. Esta pesquisa tem como objetivo a busca por abordagens, orientações e frameworks que auxiliem o trabalho do designer instrucional na construção de conteúdo para cursos autoinstrucionais mediados por dispositivos móveis (m-learning), contribuindo para a superação dos desafios identificados nessa modalidade de EaD. Com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, foram elencados os desafios mais representativos da m-learning. Em seguida, foram realizadas buscas por propostas que permitissem a superação de cada problemática identificada, bem como o desenvolvimento de abordagens em sintonia com as potencialidades oferecidas por smartphones e tablets para EaD. Uma análise qualitativa desse conjunto de informações permitiu a divisão da pesquisa em três eixos específicos para cada desafio: usabilidade, cognição e engajamento, proporcionando uma forma de compreender e analisar os múltiplos fatores que influenciam a elaboração de ações de EaD autoinstrucional em dispositivos móveis pela ótica do design instrucional. Após a discussão acerca de cada eixo, foram elaboradas, como conclusão deste trabalho, três categorias de recomendações relativas a cada tema desenvolvido ao longo da pesquisa. Essas categorias foram subdivididas em temas específicos, proporcionando melhor focalização de cada aspecto abordado e também conferindo um caráter modular ao resultado final, viabilizando a inserção de novas recomendações que se mostrem pertinentes no futuro.
Abstract: The use of mobile devices such as tablets and smartphones for learning purposes has stood out as a practical and cost-effective form of distance education. The modality known as mobile learning, or m-learning, has been shown to be adequate for the creation of self-instructional distance courses. However, to obtain the best use of these devices for educational purposes, it is necessary to know not only their qualities, but also to identify their limitations and challenges in order to improve a specific language that favors learning. In this context, the role of the instructional designer is to develop content suitable for this medium, exploring its potential and limits. This research aims to search for approaches, guidelines and frameworks that help the instructional designer's work in the construction of content for self-instructional courses mediated by mobile devices (m-learning), contributing to overcoming the challenges identified in this distance learning modality. Based on a bibliographical and documentary research, the most representative challenges of m-learning were listed. Then, searches were carried out for proposals that would allow the overcoming of each identified problem, as well as the development of approaches in tune with the potential offered by smartphones and tablets for distance learning. A qualitative analysis of this set of information allowed the research to be divided into three specific axes for each challenge: usability, cognition and engagement, providing a way to understand and analyze the multiple factors that influence the development of self-instructional learning projects on mobile devices from the perspective of instructional design. After the discussion about each axis, three categories of recommendations were elaborated, as a conclusion of this work, related to each theme developed during the research. These categories were subdivided into specific themes, providing a better focus on each aspect addressed and also giving a modular feature to the final result, enabling the insertion of new recommendations that prove to be pertinent in the future.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42363/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.