Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42345
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VictorRamosFreire.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O drama do árbitro de vídeo : objetividade e interpretação no futebol brasileiro
Autor(es): Freire, Victor Ramos
Orientador(es): Sautchuk, Carlos Emanuel
Assunto: Árbitro de vídeo (VAR)
Futebol
Tecnologia
Transformação técnica
Data de publicação: 9-Nov-2021
Referência: FREIRE, Victor Ramos. O drama do árbitro de vídeo: objetividade e interpretação no futebol brasileiro. 2021. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação se dedica a tratar do dramático e controverso processo de implementação do árbitro de vídeo (VAR) no futebol brasileiro como uma transformação técnica. A partir de uma abordagem das ciências sociais, em especial a Antropologia da Técnica e os estudos sobre esportes, esta pesquisa persegue os seguintes objetivos principais: analisar como a noção de tecnologia está sendo acionada e mobilizada em contextos de discussão e pesquisa sobre o VAR; descrever situações práticas de utilização do árbitro de vídeo que levam noções de “erro” e “justiça” ao limite; e, por fim, busca compreender como essas transformações técnicas estão reconfigurando o ofício da arbitragem e a aprendizagem e percepção dos árbitros. Os argumentos presentes apontam, sobretudo, para a dimensão transformativa do VAR - entendendo-o como um sistema sociotécnico e um drama tecnológico - tanto em suas relações com o erro e com a justiça quanto com a imagem, alterando a percepção dos agentes envolvidos.
Abstract: This work is dedicated to dealing with the dramatic and controversial implementation process of the video referee (VAR) in Brazilian football as a technical transformation. Based on a social sciences approach, especially Anthropology of Technology and sports social studies, this research pursues the following main objectives: to analyze how the notion of technology is being used and mobilized in contexts of discussion and research about the VAR; to describe practical situations of VAR use that take the notions of “error” and “justice” to their limits; and, finally, it seeks to understand how these technical transformations are reconfiguring the refereeing profession and the referees' learning and perception. The arguments point to the transformative dimension of the VAR - understanding it as a socio-technical system and a technological drama - both in its relations with error and justice, as well as with image, changing the perception of the agents involved.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.