Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Jorge Madeira | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Esteyse Glenaise Santana | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T21:13:36Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T21:13:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Esteyse Glenaise Santana. Parcerias com o Terceiro Setor no Distrito Federal: uma avaliação à luz da Teoria da Agência. 2021. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42316 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O terceiro setor é a parcela dos entes econômicos que está separada do
Estado e do mercado, cujas atividades são focadas na oferta de bens públicos.
Por seu caráter voluntário e não lucrativo, os recursos do setor são garantidos
por meio de parcerias com o mercado ou com o governo. Há uma crescente
responsabilidade do setor na oferta de serviços públicos com financiamento
estatal, embora este modelo de parceria seja antigo. No entanto, a pesquisa
sobre esse relacionamento no Brasil ainda tem esforços pontuais, com foco
temático disperso e permanecem muitas lacunas. É preciso analisar aspectos
práticos e teóricos da aplicação desse modelo à realidade brasileira,
especialmente com o advento do Marco Regulatório das Organizações da
Sociedade Civil, que alterou o foco do controle de meios para o controle de
resultados. A norma vigente é aplicável a todos os entes federativos e prevê
mecanismos para seleção, monitoramento, incentivos e sanções que dialogam
com a Teoria da Agência. Essa lente teórica foi pensada para o mercado, mas
pode ser aplicada a toda relação em que o Principal (governo) delega tomada
de decisões ao Agente (terceiro setor), uma vez que mesmo com um Agente
altruísta, não é possível eliminar os problemas de agência, especialmente o
desalinhamento de interesses e a assimetria informacional (seleção adversa e
risco moral). Este estudo visa analisar a regularidade e a consistência da
atuação preventiva e saneadora da Administração Pública, por meio de seus
burocratas e sob a luz da teoria da agência, quanto à seleção, controle e
fiscalização das parcerias entre a política de assistência social distrital e o
terceiro setor. Foram utilizados dados disponíveis no Mapa das Organizações
da Sociedade Civil, do Censo Suas, dos sítios eletrônicos do Governo do
Distrito Federal e da Secretaria de Desenvolvimento Social, dos processos
eletrônicos dos ajustes e ainda dados sociodemográficos do IBGE e da
Codeplan. Verificou-se que essas parcerias são uma relação de agência, pois
os partícipes são racionais e há um ato de delegação. Quanto aos problemas
de agência, observou-se que as ações do Agente não estão completamente
alinhadas aos interesses do Principal. Há recentes esforços de prevenção à
seleção adversa, mas a imperfeição na oferta reduz a potencial concorrência.
Os procedimentos de prevenção ao risco moral mostram-se burocratizados,
com grande volume de instrumentais, elevando os custos de demonstração
para o Agente e de monitoramento para o Principal, alçando os custos de
agência da relação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Parcerias com o Terceiro Setor no Distrito Federal : uma avaliação à luz da Teoria da Agência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terceiro setor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da agência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The third sector is the portion of economic entities that is separate from the
government and the market, whose activities are focused on the provision of
public goods. The sector's funds are guaranteed through partnerships with the
market or with the State, due to their voluntary and non-profit nature. There is
an increasing on the third sector’s responsibility of in the provision of public
services, with state funding, although this partnership model is old. However,
researches about this relationship in Brazil still has only specific efforts, with a
dispersed thematic focus and many gaps. It is necessary to analyze practical
and theoretical aspects of the application of this model to the Brazilian reality,
especially with the advent of the Regulatory Framework for Civil Society
Organizations, which changed the focus from the control of means to the control
of results. The current rule is applicable to all federative entities and provides
mechanisms for selection, monitoring, structures of incentives and sanctions
that interchanges with the Agency Theory. This theoretical basis was designed
for the market, but it can be applied to any relationship in which the Principal
(government) delegates decision-making to the Agent (third sector), since even
with an altruistic Agent, it is not possible to eliminate the problems of agency,
especially the different interests and informational asymmetry (adverse
selection and moral hazard). This study aims to analyze the regularity and the
consistency of preventive and measure performance of the Public
Administration, through its bureaucrats and under the view of the Agency's
Theory, regarding the selection, control and inspection of the partnerships
between the district social assistance policy and the third sector. In this study,
data available on the Map of Civil Society Organizations, on the Social
Assistence Unified System Census, the websites of the Government of the
Federal District and the Social Development Secretariat, of the electronic
processes’ adjustment and also sociodemographic data, were used. It was
found that these partnerships are an agency relationship, because the
participants are rational and there is an act of delegation. About the agency
problems, it was noted that the Agent's actions are not fully aligned with the
Principal's interests. Despite the provision of promoting and endorsing, it was
found that such mechanisms are not being used effectively. There are recent
efforts to prevent adverse selection, but the imperfect markets reduces potential
competition. The procedures for the prevention of moral hazard are
bureaucratic, with a large volume of instruments, increasing the bonding costs
for the Agent and of monitoring costs for the Principal, raising the agency costs
of the relationship. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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