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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/42314
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Titre: Autonomia intelectual na resolução de situações -problema no contexto de jogo : uma investigação com crianças da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental
Auteur(s): Sandes, Joana Pereira
Orientador(es):: Moreira, Geraldo Eustáquio
Assunto:: Autonomia intelectual
Crianças
Matemática
Resoluções de situações-problema
Formação de professores
Date de publication: 4-nov-2021
Référence bibliographique: SANDES, Joana Pereira. Autonomia intelectual na resolução de situações -problema no contexto de jogo: uma investigação com crianças da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental. 2021. 326 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as questões ligadas à autonomia intelectual infantil com foco na área do ensino e da aprendizagem em Matemática. Buscou-se responder às questões: é possível a criança aprimorar sua autonomia intelectual ao solucionar situações-problema no contexto de jogo? A realização das atividades/tarefas propostas pelas professoras e pela pesquisadora contribuíram para o aprimoramento da autonomia intelectual das crianças? Os objetivos específicos foram: compreender em que medida as produções científico-acadêmicas discutiram e contribuíram com os estudos da autonomia intelectual infantil em Matemática; verificar as relações entre a proposição de situações-problema no contexto de jogo, o aprimoramento da autonomia intelectual da criança e a aprendizagem matemática (construção do conceito de número); apresentar as contribuições do desenvolvimento da pesquisa para a formação continuada das professoras. Este trabalho foi elaborado de forma híbrida (formato multipaper/tradicional) e está dividido em três eixos de análise, que constituem os artigos desta tese. O primeiro artigo, cuja metodologia foi a revisão sistemática da literatura, objetivou compreender em que medida as produções científico-acadêmicas discutiram e colaboraram com os estudos referentes à autonomia intelectual infantil em Matemática. No segundo artigo, o objetivo central foi investigar se é possível a criança aprimorar sua autonomia intelectual em Matemática ao solucionar situações-problema no contexto de jogo e, se tais resoluções poderiam colaborar com a construção do conceito de número pelos estudantes. A pesquisa utilizada foi qualitativa do tipo explicativa, com a pesquisaação, o estudo de caso e a pesquisa etnográfica como procedimentos. Para a construção das informações, empregou-se a observação de atividades pedagógicas, a observação participante e o diário de campo. As informações foram analisadas com base na análise de conteúdo baseada em Bardin (2009). O terceiro artigo, de abordagem qualitativa e exploratória, teve como objetivo analisar se a realização das atividades/tarefas propostas pelas professoras e pela pesquisadora contribuíram para a construção da autonomia intelectual das crianças. Quanto aos procedimentos, contou-se com as pesquisas de campo e na perspectiva colaborativa. Com a observação participante em sala de aula, o grupo focal com as professoras e o questionário direcionado às docentes se constituiu as informações. Foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2009) para a apreciação das respostas/relatos coletados pelo grupo focal. Os resultados da pesquisa apontaram um número reduzido de produções científico-acadêmicas que relacionam a autonomia intelectual infantil à Educação Matemática e lacunas quanto às estratégias pedagógicas que favorecem o desenvolvimento da autonomia intelectual infantil em Matemática, em particular, àquelas com caráter lúdico. Verificou-se produções que reconhecem a importância da participação da escola na constituição de indivíduos autônomos no que se refere à Matemática, que as crianças de fato aprimoraram sua autonomia intelectual ao solucionarem situações-problema no contexto de jogo, sobretudo, nas atividades coletivas, com indícios da construção do conceito de número; e que as práticas pedagógicas colaboraram para o aprimoramento da autonomia intelectual das crianças. Conclui-se que houve efeitos positivos da pesquisa na perspectiva colaborativa quanto à aprendizagem de conceitos matemáticos pelas professoras, possibilitando mudanças nas práticas e novos direcionamentos para o seu fazer pedagógico.
Abstract: The main objective of this research was to investigate issues related to children's intellectual autonomy focusing on the area of teaching and learning in mathematics. It sought to answer the questions: is it possible for children to improve their intellectual autonomy when solving problem situations in the context of playing games? Did the performance of the activities/tasks proposed by the teachers and the researcher contribute to the improvement of the children's intellectual autonomy? The specific objectives were: to understand to what extent the scientific-academic productions discussed and contributed to the studies of children's intellectual autonomy in mathematics; to verify the relations between the proposition of problem situations in the context of playing games, the improvement of children's intellectual autonomy and mathematical learning (construction of the number concept); to present the contributions of the research development to the teachers' continuing education. This work was written in hybrid form (multipaper/traditional format) and is divided into three axes of analysis, which constitute the articles of this thesis. The first article, whose methodology was the systematic literature review, aimed to understand to what extent the scientific-academic productions discussed and collaborated with the studies referring to children's intellectual autonomy in mathematics. In the second article, the main objective was to investigate whether it is possible for children to improve their intellectual autonomy in mathematics by solving problem situations in the context of playing games, and whether such resolutions could contribute to the construction of the concept of number by students. For the qualitative study of explanatory type it was used the action research, the case study and the ethnographic research as methodological procedures. To construct the information, we used observation of pedagogical activities, participant observation, and a field diary. The information was analyzed using content analysis based on Bardin (2009). The third article, of qualitative and exploratory approach, aimed to analyze whether the realization of the activities/tasks proposed by the teachers and the researcher contributed to the construction of the children's intellectual autonomy. As for the procedures, it relied on field research and the collaborative perspective. With the participant observation in the classroom, the focal group with the teachers and the questionnaire directed to them, the information was constituted. The content analysis (BARDIN, 2009) was used to evaluate the answers/reports collected by the focus group. The results of the research indicated a reduced number of scientific-academic productions that relate children's intellectual autonomy to Mathematics Education and gaps regarding the pedagogical strategies that favor the development of children's intellectual autonomy in mathematics, particularly those with a playful character. We verified productions that recognize the importance of the school's participation in the constitution of autonomous individuals with respect to mathematics, that the children in fact improved their intellectual autonomy when solving problem situations in the context of playing games, especially in collective activities, with evidence of the construction of the number concept; and that the pedagogical practices contributed to the improvement of the children's intellectual autonomy. We conclude that there were positive effects of the research from a collaborative perspective regarding the teachers' learning of mathematical concepts, enabling changes in their practices and new directions for their pedagogical work
Resumen: El objetivo principal de esta investigación fue investigar cuestiones relacionadas con la autonomía intelectual de los niños, centrándose en el ámbito de la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Se pretendía responder a las preguntas: ¿es posible que los niños mejoren su autonomía intelectual al resolver situaciones problema en el contexto de los juegos? ¿La realización de las actividades/tareas propuestas por las maestras y la investigadora contribuyó a la mejora de la autonomía intelectual de los niños? Los objetivos específicos fueron: comprender en qué medida las producciones científico-académicas discutieron y contribuyeron a los estudios de la autonomía intelectual de los niños en matemáticas; verificar las relaciones entre el planteamiento de situaciones problema en el contexto del juego, la mejora de la autonomía intelectual de los niños y el aprendizaje matemático (construcción del concepto de número); presentar las contribuciones del desarrollo de la investigación a la formación continua de las maestras. Este trabajo se há redactado em forma híbrida (formato multipaper/tradicional) y se dividió en tres ejes de análisis, que constituyen los artículos de esta tesis. El primer artículo, cuya metodología fue la revisión sistemática de la literatura, tuvo como objetivo comprender en qué medida las producciones científico-académicas discutieron y colaboraron con los estudios referidos a la autonomía intelectual de los niños en las matemáticas. En el segundo artículo, el objetivo principal fue investigar si es posible que los niños mejoren su autonomía intelectual em las matemáticas mediante la resolución de situaciones problema en el contexto de los juegos, y si tales resoluciones podrían contribuir a la construcción del concepto de número por parte de los alumnos. Para el estudio cualitativo de tipo explicativo se utilizó la investigación-acción, el estudio de casos y la investigación etnográfica como procedimientos metodológicos. Para la construcción de la información se utilizó la observación de actividades pedagógicas, la observación participante y un diario de campo. La información se analizó mediante un análisis de contenido basado en Bardin (2009). El tercer artículo, de enfoque cualitativo y exploratorio, tuvo como objetivo analizar si la realización de las actividades/tareas propuestas por las maestras y la investigadora contribuyó a la construcción de la autonomía intelectual de los niños. En cuanto a los procedimientos, se basó en la investigación de campo y en la perspectiva colaborativa. Con la observación participante en el aula, el grupo focal con las maestras y el cuestionario dirigido a ellas, se constituyó la información. Se utilizó el análisis de contenido (BARDIN, 2009) para evaluar las respuestas/informes recogidas por el grupo focal. Los resultados de la investigación indicaron un número reducido de producciones científico-académicas que relacionan la autonomía intelectual de los niños con la Educación Matemática y lagunas en cuanto a las estrategias pedagógicas que favorecen el desarrollo de la autonomía intelectual de los niños en las matemáticas, particularmente las de carácter lúdico. Verificamos producciones que reconocen la importancia de la participación de la escuela en la constitución de individuos autónomos con respecto a las matemáticas, que los niños efectivamente mejoraron su autonomía intelectual al resolver situaciones problemas en el contexto del juego, especialmente en las actividades colectivas, con evidencia de la construcción del concepto de número; y que las prácticas pedagógicas contribuyeron a la mejora de la autonomía intelectual de los niños. Concluimos que hubo efectos positivos de la investigación desde una perspectiva colaborativa en el aprendizaje de conceptos matemáticos por parte de las maestras, posibilitando cambios en sus prácticas y nuevas orientaciones para su trabajo pedagógico
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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