Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/42289
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2021_FranciscoHigodeAmorim.pdf2,51 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Cotas raciais nas universidades e alunos cotistas : representações sociais em textos da mídia online ao longo da primeira década da Lei 12.711/12
Auteur(s): Amorim, Francisco Higo de
Orientador(es):: Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
Assunto:: Análise do discurso crítica
Representações sociais
Cotas raciais
Negros
Mídia
Date de publication: 4-nov-2021
Référence bibliographique: AMORIM, Francisco Higo de. Cotas raciais nas universidades e alunos cotistas: representações sociais em textos da mídia online ao longo da primeira década da Lei 12.711/12. 2021. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: A pesquisa “Cotas raciais nas universidades e cotistas negros: representações sociais em textos da mídia online ao longo da primeira década da lei 12.711/12” busca analisar as representações sociais das cotas raciais e dos cotistas negros em textos divulgados pela mídia online no decorrer da década de 2010, bem como identificar quais ideologias permeiam a representação desta política pública e do seu público-alvo. O corpus utilizado para tal investigação é composto por oito textos difundidos em portais de notícias online, divulgados nos anos de 2012, 2016 e 2019 dos seguintes sítios: G1, Isto É e Correio Braziliense, observando o que é postulado por Bauer e Aarts (2008) e Gill (2008).Com objetivo de analisar as representações sociais das cotas raciais e dos cotistas negros, a análise se fundamenta na ADC elencada por Fairclough (2016, 2003), Chouliaraki e Fairclough (1999), Teun van Dijk (1999, 2012, 2018);a Teoria das Representações Sociais (TRS), toma por base Jovchelovitch (2003) e Minayo (2003); para compreender as ideologias presentes no discurso, foi utilizado o aporte teórico de Thompson (1995); a compreensão da pesquisa qualitativa a partir de perspectiva étnico-racial se dá através de autores como Landson-Billings (2006) e Fine et al (2006); as categorias analíticas são baseadas em Fairclough (2016, 2003), Lakoff e Johnson (2002) e van Dijk (2018). A compreensão do racismo na sociedade brasileira, da condição da população negra bem como das cotas raciais ocorreram por meio de autores como Silvio Almeida (2019), Guimarães (2009, 2012), José Jorge Carvalho (2016), Edward Telles (2003). Os resultados evidenciam que a desigualdade racial no Brasil é apresentada de forma dissimulada, as cotas raciais são representadas como fim de uma tradição que se leva em consideração o mérito, os cotistas negros são identificados como estudantes estigmatizados pela pobreza no ambiente universitário.
Abstract: The research “Racial quotas in universities and black quota holders: social representations in texts from online media throughout the first decade of law 12.711/12” seeks to analyze the social representations of racial quotas and black quota holders in texts disseminated by online media during the decade of 2010, as well as identifying which ideologies permeate their representation of this public policy and its target audience. The corpus used for this investigation is composed of eight texts broadcast on online News portals, in which texts published in the years 2012, 2016 and 2019 were selected from the following sites: G1, Isto É and Correio Braziliense, observing what is postulated by Bauer and Aarts (2008) and Gill (2008). In order to analyze the social representations of racial quotas and black quota holders, the analysis is based on the CDA formulated by Fairclough (2016, 2003), Chouliaraki and Fairclough (1999), Teun van Dijk (1999, 2012, 2018); the Theory of Social Representations (TRS), based on Jovchelovitch (2003) and Minayo (2003); to understand the ideologies present in the discourse, Thompson's (1995) theoretical contribution was used; the understanding of qualitative research from an ethnic-racial perspective occurs through authors such as Landson-Billings (2006) and Fine et al (2006); the analytical categories are based on Fairclough (2016, 2003), Lakoff and Johnson (2002) and van Dijk (2018); finally, the understanding of racism in Brazilian society, the condition of the black population as well as racial quotas occurred through authors such as Silvio Almeida (2019), Guimarães (2009, 2012), José Jorge Carvalho (2016) and Edward Telles (2003). The results show that racial inequality in Brazil is presented in a disguised way, racial quotas are represented as the end of a tradition that takes merit into account, black quota students are identified as students stigmatized by poverty in the university environment.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42289/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.