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Título: Análise de Viabilidade Econômica para Implantação de Educação Continuada a Distância no COREN-AP
Autor(es): Melo, Nayani Costa de
Orientador(es): Takasago, Milene
Assunto: Cursos
Educação a distância
Saúde
COREN-AP
Data de publicação: 4-Nov-2021
Referência: MELO, Nayani Costa de. Análise de Viabilidade Econômica para Implantação de Educação Continuada a Distância no COREN-AP. 2021. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A educação continuada em saúde tem sido um importante pilar para o profissional de saúde que busca qualificação e melhoria de sua prática, porém, nos tempos atuais onde o mundo do trabalho exige cada vez mais tempo integral dos trabalhadores, a busca por cursos presenciais nem sempre é atrativa. Nesta direção, cursos ofertados na modalidade a distância são hoje uma excelente opção para o profissional pois sua dinâmica e versatilidade permitem ao trabalhador estudar sem prejuízo do emprego. Neste sentido, este estudo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica para implantação de cursos de educação continuada no formato EaD no COREN-AP. A metodologia empregada consistiu em um estudo de caso com uso do Método de Valoração Contingente e a estimativa da Disposição a Pagar – DAP pela técnica do referendo, além do uso dos indicadores de viabilidade econômica VPL, TMA, TIR e payback. Uma amostra de 40 profissionais de saúde inscritos no COREN-AP participou da pesquisa, de onde se obteve como resultado que o DAP médio para ingressarem nos cursos do COREN-AP foi de R$ 55,00 mensais para cursos de 100 horas, de R$ 37,50 mensais para cursos de 60 horas, de R$ 30,00 mensais para cursos de 40 horas e de R$ 23,50 mensais para cursos de 30 horas. O estudo de viabilidade apontou que, com base no DAP estimado, uma simulação para dois cursos sendo um de 100 horas e um de 60 horas teria viabilidade econômica para o COREN-AP a partir dos indicadores VPL = R$ 3,34 com TMA = 5% e TIR = 5% além de payback de 4,35 anos, vale ressaltar que o COREN-AP não visa lucro com tais cursos e sim apenas estender seus investimentos em áreas que possam dar retorno ao próprio profissional de saúde inscrito no COREN-AP. Com conclusão destaca-se que é possível o COREN-AP implantar tais cursos sem gerar elevados custos e, a partir do tempo de retorno, os cursos EaD passam a se autofinanciar.
Abstract: Continuing health education has been an important pillar for health professionals seeking qualification and improvement of their practice, however, in current times where the world of work increasingly requires full time from workers, the search for on-site courses is not always is attractive. In this sense, courses offered in the distance modality are today an excellent option for health professionals to study, as their dynamics and versatility allow the worker to study without prejudice to employment. In this sense, this study aims to analyze the economic feasibility of implementing continuing education courses in distance education format at COREN-AP. The methodology used consisted of a case study using the Contingent Valuation Method and the estimate of the Willingness to Pay - DAP by the referendum technique, in addition to the use of economic feasibility indicators VPL, TMA, TIR and payback. A sample of 40 health professionals enrolled in COREN-AP participated in the survey, from which it was obtained as a result that the average DAP to enroll in COREN-AP courses was R$ 55.00 monthly for courses of 100 hours, from R $37.50 monthly for 60-hour courses, BRL 30.00 monthly for 40-hour courses and BRL 23.50 monthly for 30-hour courses. The feasibility study pointed out that, based on the estimated DAP, a simulation for two courses, one of 100 hours and one of 60 hours, would be economically viable for COREN-AP based on the indicators VPL = R$ 3.34 with TMA = 5% and IRR = 5% in addition to a payback of 4.35 years, it is noteworthy that the COREN-AP does not aim to profit from such courses, but only to extend its investments in areas that can give a return to the health professional enrolled in the COREN-AP. In conclusion, it is highlighted that it is possible for COREN-AP to implement such courses without generating high costs and, from the time of return, EaD courses start to self-finance.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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