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Título: Atando os nós entre a avaliação somativa e formativa : uma proposta à luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem no Ensino Médio Técnico
Autor(es): Leite, Walma Laene
E-mail do autor: walmalaene@gmail.com
Orientador(es): Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de
Assunto: Avaliação formativa
Avaliação somativa
Avaliação orientada para aprendizagem (LOA)
Ensino médio integrado
IFB
Data de publicação: 4-Nov-2021
Referência: LEITE, Walma Laene. Atando os nós entre a avaliação somativa e formativa: uma proposta à luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem no Ensino Médio Técnico. 2021. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A avaliação somativa e a formativa têm sido vistas como opostas, porém, ao atar os nós entre elas, é esperado um caminho de sucesso não só no que tange à avaliação, mas também à aprendizagem. A Avaliação Orientada para Aprendizagem (LOA) (JONES; SAVILLE, 2016) foi o pilar teórico e foi adaptada ao contexto de pesquisa. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a harmonização no uso desses dois tipos de avaliação, formativa e somativa, no 1o ano EMI/CA. Para isso, uma pesquisa teórica (PRODANOV; FREITAS, 2013) com suporte documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e bibliográfico (SALVADOR, 1986) foi feita para alicerçar os objetivos e para que fosse possível propor uma forma de ação prática. Diante da teoria e pesquisa documental foi possível elaborar uma proposta de um hipotético bimestre no qual o ciclo da LOA foi adaptado ao contexto. Depois da finalização da proposta, foi possível observar que a união entre a avaliação somativa e formativa é possível, desde que haja muito planejamento e estratégias formativas para a aprendizagem.
Abstract: Summative and formative assessment have been seen as opposite, but tying their knots is expected to be a successful way, not only to the assessment area, but also to learning. Learning Oriented Assessment (LOA) was the theoretical pillar, which was adapted to the research context. The research context was the 1st grade of Integrated High School from the Environment Control course at the campus Samambaia of the Federal Institute of Brasília. However, this research aims to investigate the harmonizing in the use of the two types of assessment, formative and summative, in the 1st year of Integrated High School. In order to do this, a theoretical research (PRODANOV; FREITAS, 2013) based on documents (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) and bibliography (SALVADOR, 1986) was made to consolidate the objectives to make possible a practical action proposal. Given the theory and the documentary research, it was possible to elaborate a proposal for a hypothetical two-month period in which the LOA cycle was adapted to the context. After finalizing the proposal, it was possible to observe that the union of summative and formative assessment is possible, as long as there are a lot of planning and formative strategies for learning.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
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