Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de | - |
dc.contributor.author | Leite, Walma Laene | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T17:26:02Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T17:26:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-20 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Walma Laene. Atando os nós entre a avaliação somativa e formativa: uma proposta à luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem no Ensino Médio Técnico. 2021. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42275 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação somativa e a formativa têm sido vistas como opostas, porém, ao atar os nós entre
elas, é esperado um caminho de sucesso não só no que tange à avaliação, mas também à
aprendizagem. A Avaliação Orientada para Aprendizagem (LOA) (JONES; SAVILLE, 2016) foi o
pilar teórico e foi adaptada ao contexto de pesquisa. Esta pesquisa teve como objetivo
investigar a harmonização no uso desses dois tipos de avaliação, formativa e somativa, no 1o
ano EMI/CA. Para isso, uma pesquisa teórica (PRODANOV; FREITAS, 2013) com suporte
documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e bibliográfico (SALVADOR, 1986) foi feita para alicerçar
os objetivos e para que fosse possível propor uma forma de ação prática. Diante da teoria e
pesquisa documental foi possível elaborar uma proposta de um hipotético bimestre no qual o
ciclo da LOA foi adaptado ao contexto. Depois da finalização da proposta, foi possível observar
que a união entre a avaliação somativa e formativa é possível, desde que haja muito
planejamento e estratégias formativas para a aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Atando os nós entre a avaliação somativa e formativa : uma proposta à luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem no Ensino Médio Técnico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação somativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação orientada para aprendizagem (LOA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject.keyword | IFB | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Summative and formative assessment have been seen as opposite, but tying their knots is
expected to be a successful way, not only to the assessment area, but also to learning. Learning
Oriented Assessment (LOA) was the theoretical pillar, which was adapted to the research
context. The research context was the 1st grade of Integrated High School from the
Environment Control course at the campus Samambaia of the Federal Institute of Brasília.
However, this research aims to investigate the harmonizing in the use of the two types of
assessment, formative and summative, in the 1st year of Integrated High School. In order to
do this, a theoretical research (PRODANOV; FREITAS, 2013) based on documents (LÜDKE;
ANDRÉ, 1986) and bibliography (SALVADOR, 1986) was made to consolidate the objectives to
make possible a practical action proposal. Given the theory and the documentary research, it
was possible to elaborate a proposal for a hypothetical two-month period in which the LOA
cycle was adapted to the context. After finalizing the proposal, it was possible to observe that
the union of summative and formative assessment is possible, as long as there are a lot of
planning and formative strategies for learning. | pt_BR |
dc.contributor.email | walmalaene@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|