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Título: Design no vestuário : estudo de caso das camisetas utilizadas nas manifestações políticas no Brasil e na Colômbia entre 2012 e 2016
Autor(es): Vega, Alejandra Albarán
Orientador(es): Souto, Virgínia Tiradentes
Coorientador(es): Oliveira, Ana Mansur de
Assunto: Design de vestuário
Manifestação política
Análise gráfica e do discurso
Construção simbólica
Camisetas
Data de publicação: 4-Nov-2021
Referência: VEGA, Alejandra Albarán. Design no vestuário: estudo de caso das camisetas utilizadas nas manifestações políticas no Brasil e na Colômbia entre 2012 e 2016. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Em seus primeiros usos, o vestuário foi criado para cobrir o corpo; porém, com o passar do tempo, transformou-se uma maneira de distinção que poderia ser um indicativo da posição àqueles que pertenciam a um determinado grupo cultural. As camisetas tornaram-se parte de momentos importantes da moda, revelando-se como uma “bandeira” de conceitos e formas de pensar sobre determinado tema na sociedade. Elas se apresentam com maior relevância nas manifestações políticas como forma de mostrar a outras pessoas o apoio ou o rechaço a uma temática significativa e corrente que afeta a comunidade, alguns grupos específicos ou país inteiro. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como o design pode ajudar a transmitir uma mensagem nas manifestações políticas por meio de um estudo de caso das camisetas na Colômbia e no Brasil no período de 2012 a 2016. O trabalho está composto por três grandes partes, além da introdução. No início, apresenta-se o uso das camisetas como forma de expressão em relações mais complexas através de acontecimentos históricos: como foram as primeiras camisetas, que tecidos usavam, que elementos representavam, de que maneira foram adaptadas por diferentes grupos e se consolidaram como uma peça usada ainda em nosso tempo, além do uso de camisetas em manifestações políticas, tornando-se suporte de informação, e como a política influencia a moda. Em seguida, propõe-se uma análise gráfica e do discurso baseada na proposta de Fontanille (2001). Foram analisados os aspectos tipográficos, o uso da cor, a simbologia e o discurso no uso das camisetas nas manifestações políticas. Os resultados, por fim, demonstram a importância do design para influenciar a tomada de decisão das pessoas, semelhanças e diferenças dos aspectos anteriormente mencionados e como o elã no discurso ajuda a fortalecer e transformar uma mensagem gerando novas formas de vida.
Abstract: In its first uses, clothing was created to cover the body. However, over time, it became an apparatus of distinction that could be indicative of the position of those who belonged to a particular cultural group. T-shirts have become part of milestones in fashion, revealing themselves as a “flag” of concepts and ways of thinking about a certain topic in society. They are presented with greater relevance in political demonstrations as a way of showing individuals the support or rejection of a significant and current theme that affects the community, some specific groups or the entire country. The general objective of this research is to analyze how design can help convey a message in political demonstrations through a case study of t-shirts in Colombia and Brazil from 2012 to 2016. Besides the introduction, this work has three main parts. In the first part, the use of t-shirts is presented as a way of expression in more complex relationships through historical events: how the first t-shirts were, what fabrics were used, what elements they represented, how they were adapted by different groups and consolidated as a clothing still used nowadays, in addition to the use of t-shirts in political demonstrations, becoming a source of information, and how politics influences fashion. Then, a graphic and discourse analysis based on Fontanille's (2001) proposal is carried out. Typographic aspects, the use of color, symbology and discourse in the use of t-shirts in political demonstrations were analyzed. Finally, the results demonstrate the importance of design to influence people's decisions, similarities and differences in the aforementioned aspects and how the impetus of the discourse strengthen and transform a message, generating new ways of life.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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