Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dalcastagnè, Regina | - |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Wender Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T16:43:14Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T16:43:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlos Wender Sousa. A literatura como ferramenta estética e ética diante de realidades antidemocráticas e distópicas. 2021. 228 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42256 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação reflete sobre um conjunto de romances da literatura brasileira
contemporânea publicado entre 2017 e 2021. Os elementos analisados nas narrativas
dizem respeito à presença ou ascensão de movimentos e atores autoritários, reacionários
e fundamentalistas. Assim, a partir da representação literária de usos e práticas de
diferentes violências e formas de dominação, controle e exclusão, manifestações
presentes no corpus literário deste estudo e na realidade que se impõe, busca-se
compreender algumas das possibilidades de leituras, deslocamentos e apreensões da
literatura diante do movimento histórico e político atual. Parte-se, então, da hipótese de
que o recorte literário estudado adota duas dimensões possíveis da produção artística em
geral: estética, compreendida pelos próprios elementos textuais e estilísticos da criação
literária, e ética, evidenciada por meio da postura que cada romance adota face ao quadro
sócio-histórico e político na contemporaneidade. No primeiro capítulo, após uma análise
crítica em torno de algumas implicações e desdobramentos do Estado democrático de
direito, discute-se os romances A idade de ouro do Brasil (2019), de João Silvério
Trevisan, e Os dias da crise (2019), de Jerônimo Teixeira. No segundo capítulo, a partir
do romance A nova ordem (2019), de B. Kucinski, esses movimentos antidemocráticos,
reacionários e fundamentalistas são investigados sob a ótica da representação literária.
No terceiro capítulo, analisa-se algumas das possíveis relações entre o gênero literário
distopia e a realidade presente por meio de quatro romances: A nova ordem (2019), de B.
Kucinski, Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela (2018), de
Ignácio de Loyola Brandão, A morte e o meteoro (2019), de Joca Reiners Terron, e Sob
os pés, meu corpo inteiro (2018), de Marcia Tiburi. No quarto capítulo, investiga-se as
representações do ódio e da violência nos romances Gog Magog (2017), de Patrícia Melo,
e Solução de dois Estados (2020), de Michel Laub, e as relações entre literatura, pandemia
e extermínio nas obras O riso dos ratos (2021), de Joca Reiners Terron, e O último gozo
do mundo (2021), de Bernardo Carvalho. Por fim, no último capítulo, defende-se a
ocupação dos espaços de representação e a constituição de afetos biopolíticos como forma
de responder à realidade concreta distópica e autoritária. Para isso, são explorados a
narrativa A ocupação (2019), de Julián Fuks, e Um poema (2018), de Micheliny
Verunschk. A título de conclusão, a linguagem é definida como potência e como um
convite para a organização de frentes de resistência diante desse cenário. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A literatura como ferramenta estética e ética diante de realidades antidemocráticas e distópicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoritarismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distopia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master’s thesis reflects on a set of novels of contemporary Brazilian literature
published between 2017 and 2021. The elements analyzed in the narratives relate to the
presence or rise of authoritarian, reactionary, and fundamentalist movements and actors.
Thus, based on the literary representation of uses and practices of different forms of
violence and domination, control and exclusion, manifestations present in the literary
corpus of this study and in the reality that is imposed, it seeks to understand some of the
possibilities of readings, displacements and apprehensions of literature in the face of the
current historical and political movement. So, based on the hypothesis that the studied
literary clipping adopts two possible dimensions of artistic production in general:
aesthetics, understood by the proper textual and stylistic elements of literary creation, and
ethics, evidenced by the posture that each novel adopts towards the socio-historical and
political framework in contemporaneity. In the first chapter, after a critical analysis
around some implications and developments of the democratic rule of law, the novels A
idade de ouro do Brasil (2019), by João Silvério Trevisan, and Os dias da crise (2019),
by Jerônimo Teixeira, are discussed. In the second chapter, from the novel, A nova ordem
(2019), by B. Kucinski, these anti-democratic, reactionary, and fundamentalist
movements are investigated from the perspective of literary representation. In the third
chapter, some of the possible relations between the literary genre dystopia and the present
reality are analyzed through four novels: A nova ordem (2019), by B. Kucinski, Desta
terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela (2018), by Ignacio de Loyola
Brandão, A morte e o meteoro (2019), by Joca Reiners Terron, and Sob os pés, meu corpo
inteiro (2018), by Marcia Tiburi. The fourth chapter investigates the representations of
hatred and violence in the novels Gog Magog (2017), by Patrícia Melo, and Solução de
dois Estados (2020), by Michel Laub, and the relations between literature, pandemic and
extermination in the works O riso dos ratos (2021), by Joca Reiners Terron, and O último
gozo do mundo (2021), by Bernardo Carvalho. Finally, in the last chapter, the occupation
of spaces of representation and the constitution of biopolitical affections are defended as
a way of responding to the concrete dystopian and authoritarian reality. For this are
explored the narrative: A ocupação (2019), by Julián Fuks, and Um poema (2018), by
Micheliny Verunschk. In conclusion, language is defined as a power and as an invitation
to organize fronts of resistance in face of this scenario. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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