Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42233
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_BárbaraBragaCavalcante.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open
Title: Bioética, Saúde e Meio Ambiente : Responsabilidade dos Profissionais de Saúde com a Temática Ambiental
Authors: Cavalcante, Bárbara Braga
Orientador(es):: Garrafa, Volnei
Assunto:: Bioética
Saúde ambiental
Ensino
Responsabilidade Social
Meio Ambiente
Desenvolvimento Sustentável
Issue Date: 4-Nov-2021
Citation: Cavalcante, Bárbara Braga. Bioética, Saúde e Meio Ambiente: Responsabilidade dos Profissionais de Saúde com a Temática Ambiental. 2021. 191 f., il. Dissertação (Mestrado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: Introdução: A dissertação busca ilustrar a contribuição teórica que a bioética tem a oferecer para o enfrentamento da crise ambiental sob a perspectiva dos profissionais de saúde. É apresentado um breve paralelo entre o histórico da bioética e os principais documentos internacionais relacionados com o meio ambiente. A partir disso, é evidenciada uma progressiva ampliação do escopo conceitual da bioética, com a incorporação de princípios relacionados à temática ambiental contidos na Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco (DUBDH). Além disso, a pesquisa contempla alguns preceitos epistemológicos propostos pela Bioética de Intervenção (BI) que mostram relação com a temática estudada. Objetivo: Analisar princípios e referenciais utilizados no contexto da bioética com o propósito de contribuir com novas ferramentas teórico-metodológicas para a conscientização dos profissionais de saúde sobre seu papel e sua responsabilidade no cuidado do meio ambiente e na proteção das gerações futuras no campo da educação ambiental. Método: Trata-se de pesquisa teórica, com análise documental e leitura interpretativa e crítica das obras de referência que vão da ética ambiental à bioética ambiental, as quais tiveram como elementos catalisadores – além da coletânea de ideia de autores como Jonas, Potter, Resnik, Singer e Ten Have – a DUBDH e a BI. Resultados: Promover saúde e desenvolvimento sustentável com justiça social se mostra a opção mais acertada para a preservação futura da vida planetária. Enxergar de modo crítico essa relação torna-se um compromisso ético, político e social com o planeta, assegurando um futuro mais seguro para as gerações vindouras. Neste sentido, o estudo discute a oportunidade de proporcionar educação ambiental aos profissionais de saúde, tornando-os vetores de transformações comportamentais na sociedade com relação à preservação planetária. Considerações finais: Em tempos de crise é necessário construir novas pontes. A bioética proporciona a interconexão de saberes distantes no passado, como a educação ambiental e a saúde planetária, influenciando estrategicamente na abordagem dos novos conflitos da contemporaneidade e superando os mecanismos tradicionais no que se refere ao modo de pensar, discutir e solucionar problemas em contextos globais.
Abstract: Introduction: The dissertation seeks to illustrate the theoretical contribution that bioethics has to offer to face the environmental crisis from the perspective of health professionals. A brief parallel is presented between the history of bioethics and the main international documents related to the environment. From this, a progressive expansion of the conceptual scope of bioethics is evidenced, with the incorporation of principles related to the environmental theme contained in the Universal Declaration on Bioethics and Human Rights of Unesco (DUBDH). In addition, the research includes some epistemological precepts proposed by Intervention Bioethics (BI) that show a relationship with the subject studied. Objective: To analyze principles and references used in the context of bioethics in order to contribute with new theoretical-methodological tools to raise awareness of health professionals about their role and responsibility in caring for the environment and protecting future generations in the field of environmental education. Method: This is a theoretical research, with document analysis and interpretive and critical reading of reference works ranging from environmental ethics to environmental bioethics, which had as catalyst elements - in addition to the collection of ideas by authors such as Jonas, Potter, Resnik, Singer and Ten Have - DUBDH and BI. Results: Promoting health and sustainable development with social justice proves to be the right option for the future preservation of planetary life. Viewing this relationship critically becomes an ethical, political and social commitment to the planet, ensuring a safer future for generations to come. In this sense, the study discusses the opportunity to provide environmental education to health professionals, making them vectors of behavioral changes in society in relation to planetary preservation. Final considerations: In times of crisis, it is necessary to build new bridges. Bioethics provides the interconnection of previously distant knowledge such as environmental education and planetary health, strategically influencing the approach to new contemporary conflicts and overcoming traditional mechanisms regarding the way of thinking, discussing and solving problems in global contexts
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Bioética
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42233/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.