Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | D’Angelo, Biagio | - |
dc.contributor.author | Macini, Tiago | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T18:18:01Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03T18:18:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.citation | MACINI, Tiago. Entre o saber e o não saber : as formas fantasmáticas em Aby Warburg. 2021. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42217 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação pretende contribuir com a discussão sobre a sobrevivência das imagens e
a manifestação de formas fantasmáticas na arte a partir da “ciência sem nome” concebida por Aby Warburg
em contraposição ao “método formalista” de Alois Riegl e Heinrich Wölfflin, e à tradição baseada no ideal de
beleza difundida por Giorgio Vasari e Johann Joachim Winckelmann. Assim, propomos que a aparição de
fantasmas na materialidade do objeto artístico se origina, tal qual os mitos antigos, no território semiológico
instalado entre o saber e o não saber. Além disso, conforme apontado por Georges Didi-Huberman e
Giorgio Agamben sobre o modelo histórico warburguiano, o trabalho investiga essa perturbação não só com
relação às suas implicações estéticas, mas também com relação às sua implicações temporais. Por isso, os
conceitos de Nachleben e Pathosformel são analisados sob uma perspectiva antropológica e, sobretudo,
psicológica, concluindo que as formas fantasmáticas, transmitidas pelas memórias, correspondem à
estrutura de um sintoma freudiano. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o saber e o não saber : as formas fantasmáticas em Aby Warburg | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | História da arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Warburg, Aby, 1866-1929 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Didi-Huberman, Georges | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nachleben | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pathosformel | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis wants to retake the discussion on the survival of images and the manifestation
of ghostly forms in art from the called “nameless science” conceived by Aby Warburg in opposition to the
formalist method of Alois Riegl and Heinrich Wölfflin, and to the tradition based on the ideal of beauty
diffused by Giorgio Vasari and Johann Joachim Winckelmann. Thus, it’s been proposed that the appearance
of ghosts in the materiality of the artistic object originates, like ancient myths, in the semiological territory is
settled between knowing and not knowing. Furthermore, as pointed out by Georges Didi-Huberman and
Giorgio Agamben about the Warburgian historical model, this study investigates the disturbance not only in
terms of its aesthetic implications, but also in terms of its temporal implications. Therefore, the concepts of
Nachleben and Pathosformel are analyzed from an anthropological and, above all, psychological
perspective, concluding that the phantasmatic forms, transmitted by memories, correspond to the structure of
a Freudian symptom. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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