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Título: O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação corporativa a distância : subsídios para um modelo de implementação em uma organização pública
Autor(es): Fortini, Carlos Alfredo Sitta
Orientador(es): Pantoja, Maria Júlia
Assunto: Educação corporativa
Educação a distância
Inovação
Tecnologia digital de informação e comunicação
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: FORTINI, Carlos Alfredo Sitta. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação corporativa a distância: subsídios para um modelo de implementação em uma organização pública. 2021. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As instituições públicas e privadas vêm investindo na utilização da educação a distância (EAD) como ferramenta para potencializar a aprendizagem e o alcance de resultados dos sistemas de educação corporativa. Aliado a isso, a literatura científica na área da EAD tem destacado que a expansão no uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) é capaz de propiciar mudanças sociais, com a aproximação entre os espaços virtuais e físicos, criando um espaço híbrido de conexões por meio de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem fio. E que nesse novo contexto, a integração dessas tecnologias com as práticas e estratégias de ensino, com foco no aprimoramento das metodologias ativas podem impulsionar o engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo propor um modelo de implementação de TDICs no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, autarquia vinculada ao Ministério da Educação que tem, como parte de sua missão, prestar assistência técnica aos técnicos e gestores municipais de educação por meio da modalidade de ensino a distância. Para tanto, a pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, integrou as abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando técnicas de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas a 7 instituições públicas e privadas, referências em educação corporativa e questionário aplicado a uma amostra de 473 cursistas na modalidade EAD. Os resultados das análises de conteúdo e estatísticas descritivas evidenciaram aspectos facilitadores, como o apoio da alta gestão na transformação digital e inovação, e dificuldades, como a mudança cultural do presencial para o EAD, e apresentaram, ainda, as principais TDICs utilizadas nas referidas instituições, tais como vídeos interativos, podcasts, games, realidade virtual, inteligência artificial, arquivos em texto, redes sociais, entre outros. Ambos os aspectos associados à implementação das TDICs possibilitaram a identificação de nove componentes de relevo na educação corporativa, que subsidiaram a proposta de modelo de implementação de TDICs para o FNDE.
Abstract: Public and private institutions have been investing in the use of distance education (EAD) as a tool to enhance learning and achieve results in corporate education systems. Allied to this, the scientific literature in the field of EAD has highlighted that the expansion in the use of digital communication and information technologies (TDICs) is capable of providing social changes, with the approximation between virtual and physical spaces, creating a hybrid space connections through different mobile devices connected to the wireless internet. And that in this new context, the integration of these technologies with teaching practices and strategies, with a focus on improving active methodologies, can boost student engagement in the teaching-learning process. Therefore, this study aimed to propose a model for the implementation of TDICs in the National Education Development Fund, an autarchy linked to the Ministry of Education that has, as part of its mission, to provide technical assistance to municipal education technicians and managers by through the distance learning modality. To this end, the research, of a descriptive and exploratory nature, integrated qualitative and quantitative approaches, using documentary research techniques, semi-structured interviews with 7 public and private institutions, references in corporate education and a questionnaire applied to a sample of 473 distance learning course participants. The results of the content analysis and descriptive statistics showed facilitating aspects, such as the support of senior management in digital transformation and innovation, and difficulties, such as the cultural change from on-site to distance learning, and also presented the main TDICs used in these institutions, such as interactive videos, podcasts, games, virtual reality, artificial intelligence, text files, social networks, among others. Both aspects associated with the implementation of TDICs made it possible to identify nine important components in corporate education, which supported the proposal of a TDIC implementation model for FNDE.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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