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Título: Altas habilidades/ superdotação em matemática e inclusão: um estudo com professores no Distrito Federal
Autor(es): Ferreira, Weberson Campos
E-mail do autor: mailto:weberson.campos@hotmail.com
Orientador(es): Moreira, Geraldo Eustáquio
Assunto: Superdotação
Altas habilidades
Matemática - estudo e ensino
Educação inclusiva
Data de publicação: 24-Set-2021
Referência: FERREIRA, Weberson Campos. Altas habilidades/ superdotação em matemática e inclusão: um estudo com professores no Distrito Federal. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A adoção de um modelo inclusivo de educação provocou uma série de mudanças no cotidiano das escolas no intuito de garantir não somente o direito da presença na sala de aula regular, mas, também, a permanência e as condições de acesso ao currículo para alunos com deficiência (física, intelectual, auditiva e visual), transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No que se refere às possibilidades e desafios do ensino-aprendizagem da Matemática para essa diversidade de grupos, pesquisadores têm se dedicado a investigar alternativas que contemplem suas necessidades educacionais específicas. Presenciamos, assim, o surgimento de uma vertente de pesquisa no campo da Educação Matemática que vem sendo denominada Educação Matemática Inclusiva. Baseado nessa perspectiva e considerando o baixo número de alunos identificados com altas habilidades/superdotação divulgados pelos órgãos oficiais foi estabelecido como objetivo geral desta pesquisa investigar como tem sido o envolvimento da Educação Matemática no que se refere à inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório cuja técnica de organização textual escolhida foi o formato multipaper, metodologia na qual o texto é estruturado numa coletânea de artigos independentes, porém interligados que, nesse estudo, foram somados a um capítulo introdutório e a reflexões finais. Em cada artigo foi utilizado método próprio de estudo. Os participantes da pesquisa foram seis professores de Matemática da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que atuam no ensino regular. Os resultados mostraram que ações efetivas em relação aos alunos com altas habilidades/superdotação são recentes na história da educação brasileira o que, em parte, explica a persistência de alguns mitos relacionados a antigos conceitos de superdotação presentes nas concepções dos professores investigados. Além disso, verificou-se que a produção científica em relação às altas habilidades/superdotação em Matemática é incipiente no contexto acadêmico brasileiro. Como desdobramento das discussões propostas foi elaborado, em forma de contribuição técnica (produto educacional) o documento intitulado Escala Indicadora do Talento Matemático.
Abstract: The adoption of an inclusive model of education has caused a series of changes in the daily life of schools in order to guarantee not only the right to attend the regular classroom, but also the permanence and conditions of access to the curriculum for students with disabilities (physical, intellectual, hearing and visual), global developmental disorder and high abilities/giftedness. Regarding the possibilities and challenges of teaching and learning mathematics for different groups, researchers have been dedicated to investigate alternatives that address their specific educational needs. Thus, we witnessed the emergence of a research strand in the field of Mathematical Education that has been called Inclusive Mathematical Education. Based on this perspective and considering the low number of students identified with high abilities/giftedness published by the official bodies, it was established as a general objective of this study to investigate how has been the involvement of Mathematical Education regarding the inclusion of students with high abilities/giftedness in mathematics. This is a qualitative exploratory research whose textual organization technique chosen was the multipaper format, a methodology in which the text is structured in a collection of independent but interconnected articles that, in this study, were added to an introductory chapter. Each article used its own method of study. The participants of the research were six mathematics teachers of the State Department of Education of the Federal District who work in regular education. The results showed that effective actions in relation to students with high abilities/ giftedness are recent in the history of Brazilian education, which partly explains the persistence of some myths related to old concepts of giftedness present in the conceptions of the investigated teachers. In addition, it was found that scientific production in relation to high abilities/giftedness in Mathematics is incipient in the Brazilian academic context. As a result of the proposed discussions, a document entitled the Mathematical Talent Indicator Scale was prepared, in the form of a technical contribution (educational product).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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