http://repositorio.unb.br/handle/10482/41930
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_ArianePatriciadaSilvaFernandes.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Do silêncio ao diálogo : proposições para o ensino de Libras por meio do teatro |
Authors: | Fernandes, Ariane Patrícia da Silva |
Orientador(es):: | Ribeiro, José Mauro Barbosa |
Assunto:: | Língua brasileira de sinais Educação inclusiva Surdos Artes cênicas |
Issue Date: | 26-Aug-2021 |
Data de defesa:: | 14-May-2021 |
Citation: | FERNANDES, Ariane Patrícia da Silva. Do silêncio ao diálogo: proposições para o ensino de Libras por meio do teatro. 2021. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Abstract: | A presente pesquisa teve por objetivo refletir sobre caminhos e possibilidades de ampliação da expressividade corpórea de estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras. As oficinas de Libras e de teatro foram os instrumentos potencializadores da atividade pedagógica. A aplicação dessa pesquisa se deu na turma do 1o ano C do CEM 02 de Planaltina, ofertada como disciplina de PD – Parte Diversificada e à posteriori como curso no 14o Batalhão de Polícia para a comunidade. Discorreu-se ainda sobre a história dos Surdos, sobre as perspectivas das expressões corporais, bem como sua relevância na tradução da Língua Brasileira de Sinais e sobre as experiências pedagógicas dos Surdos no ambiente escolar. Serviram de base para sustentação dessa pesquisa e desenvolvimento do intento pedagógico, os estudos de vários autores, dentre eles Quadros e Karnopp, Soares, Azevedo e Lecoq. Na sistematização da pesquisa, foi possível apontar possibilidades de diálogo entre os movimentos corporais e os instrumentos pedagógicos de ensino, possibilitando uma maior comunicação/inclusão dos estudantes com surdez no processo de aprendizagem em sala de aula. |
Abstract: | This research aimed to reflect on ways and possibilities of expanding the body expressiveness of students in the process of teaching and learning the Brazilian Sign Language – Libras. The workshops of Libras and theater were the tools that potentiated the pedagogical activity. The application of this research took place in the class C of 1st year of CEM 02 in Planaltina, offered as a discipline of DP – Diversified Part and after as a course in the 14th Police Battalion for the community. It was also discussed the history of the Deaf, about the perspectives of body expressions, as well as their relevance in the translation of the Brazilian Sign Language and about the pedagogical experiences of the Deaf in the school environment. The studies of several authors, among which Quadros and Karnopp, Soares, Azevedo and Lecoq, served as a basis for supporting this research and the development of the pedagogical intent. In the systematization of the research, it was possible to point out possibilities for dialogue between body movements and teaching pedagogical instruments, enabling greater communication/inclusion of students with deafness in the learning process in the classroom. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) |
Description: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.