Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Calmon, Paulo Carlos Du Pin | - |
dc.contributor.author | Silva, Eduardo Chaves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T03:02:30Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T03:02:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eduardo Chaves da. Mudança institucional e coalizões de defesa no Congresso Nacional: do Estatuto da Criança e do Adolescente ao Marco Legal da Primeira Infância (1990 - 2016). 2021. 245 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41899 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese de doutorado analisa as mudanças institucionais do Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) de 1990 até o Marco Legal da Primeira Infância, em 2016, objetivando
compreender como o tema dos direitos de crianças de zero a seis anos ganhou força no
agendamento e na formulação de políticas públicas a partir de alterações no estatuto
no decorrer dos anos. Para explicar essas mudanças institucionais, foi utilizado o quadro
analítico do Advocacy Coalition Framework, dentro de uma abordagem
neoinstitucionalista que permite examinar os atributos referentes à formação das
coalizões, o sistema de crenças e valores dos atores, aprendizado político e mudança
política. Foram coletados e analisados dados públicos referentes à participação de
atores políticos nos episódios de mudança institucional do ECA, além da realização de
entrevistas semiestruturas com atores-chave. Os resultados mostraram que, durante a
Fase 1 do estudo, uma coalizão dominante pautou a agenda do ECA e lutou contra o que
considerava retrocessos, ao passo que, na Fase 2, essa coalizão dividiu espaço com uma
coalizão minoritária que foi bem-sucedida no agendamento das questões relativas a
crianças na primeira infância. O estudo demonstrou a relação entre o aprimoramento
de estratégias, senso de oportunidade, otimização de recursos e utilização de
informações técnicas por parte de uma nova coalizão surgida no âmbito do Subsistema
de Políticas para Crianças e Adolescentes e o agendamento de interesses a partir da
mudança institucional propriamente dita. Essa coalizão de defesa da primeira infância
aglutinou todos os requisitos que a literatura aponta como fundamentais para se obter
sucesso em influenciar as decisões políticas. Fatores externos, como o advento do
Estatuto da Juventude, e internos, como a baixa capacidade de coordenação para atuar
com efetividade em todas as questões elencadas como prioritárias, enfraqueceram os
argumentos de unidade da coalizão dominante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mudança institucional e coalizões de defesa no Congresso Nacional : do Estatuto da Criança e do Adolescente ao Marco Legal da Primeira Infância (1990 - 2016) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mudança institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coalizões de defesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marco Legal da Primeira Infância | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Ph.D. dissertation analyzes the institutional changes of the Child and Adolescent
Statute (CAS) from 1990 to 2016, when the Early Childhood Legal Framework was
implemented. This work aimed to understand how the rights of children (from zero to
six ages) theme have become stronger concerning the public policies agenda-setting and
formulation from changes in the statute over the years. To explain these institutional
changes, we used the Advocacy Coalition Framework analytical framework, considering
a neoinstitutionalist approach that allows examining the attributes of coalitions
formations, the beliefs and values system of the actors, the political learning, and the
political changes. We collected public data regarding the participation of political actors
in CAS institutional change events, in addition to conducting semi-structured interviews
with key actors. The results showed that, in phase 1, a dominant coalition guided the
CAS agenda and fought against what their actors considered setbacks. In phase 2, a
minority coalition has emerged and was successful in setting the agenda for early
childhood issues. The study demonstrated the causal relationship between improved
strategies, timing, resource optimization, and use of technical information by a new
emerging coalition within the child and adolescent policy subsystem, and the agenda-
setting of interests based on the institutional change itself. This coalition of advocacy for
early childhood gathered all the requirements pointed by the literature as essential to
succeed in influencing policy decisions. External factors, such as the advent of the Youth
Statute, and internal events, as the low coordination ability to act effectively in all the
issues listed as priorities, weakened the arguments for unity of dominant coalition. | pt_BR |
dc.contributor.email | educhaves.unb@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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