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Título: Práticas de internacionalização em programas de pós-graduação em educação física : caminhos para a excelência na avaliação CAPES
Autor(es): Paiva, Liliane do Nascimento de
E-mail do autor: mailto:lilianepaiva@unb.br
Orientador(es): Melo, Adriana Almeida Sales de
Assunto: Educação física - pós-graduação
Pós-graduação - avaliação
CAPES - avaliação
Data de publicação: 23-Ago-2021
Referência: PAIVA, Liliane do Nascimento de. Práticas de internacionalização em programas de pós-graduação em educação física: caminhos para a excelência na avaliação CAPES. 2021. 70 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo verificar os motivos pelos quais os programas de Pós-graduação em Educação Física brasileiros obtiveram conceitos seis e sete na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, conceitos que representam excelência internacional, no quadriênio referente ao interstício de 2013 a 2016. Tais programas, de acordo com dados publicados pela Capes, são: Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (nota 7), Educação Física da Universidade Federal do Paraná (nota 6), Educação Física da Universidade de Santa Catarina (nota 6) e Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (nota 6). A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo a partir dos relatórios enviados pelos programas por meio do Coleta Capes, na Plataforma Sucupira, e das fichas de avaliação dos referidos programas, elaborados pela Capes. Por meio dos relatórios e fichas de avaliação, foi possível identificar as práticas de internacionalização desenvolvidas pelos programas durante o quadriênio. Como resultado, foi elaborada uma nota técnica com sugestões ao Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília, que na mesma avaliação quadrienal obteve conceito 4, de modo que o programa possa desenvolver ações para que obtenha maiores notas em avaliações posteriores da Capes. As análises aos relatórios e às fichas de avaliação permitiram identificar as ações de internacionalização promovidas pelos programas que resultaram em conceitos de excelência.
Abstract: The research aims to verify the reasons why the Brazilian Physical Education Graduate programs obtained concepts six and seven in the quadrennial evaluation of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, concepts that represent international excellence, in the quadrennium referring to the interstice of 2013 to 2016. Such programs, according to data published by Capes, are: Physical Education and Sport at the University of São Paulo (note 7), Physical Education at the Federal University of Paraná (note 6), Physical Education at the University of Santa Catarina (note 6) and Human Movement Sciences at the Federal University of Rio Grande do Sul (note 6). The research was carried out by means of documentary research and content analysis based on the reports sent by the programs through Coleta Capes, on the Sucupira Platform, and on the evaluation sheets of the referred programs, prepared by Capes. Through the reports and evaluation sheets, it was possible to identify the internationalization practices developed by the programs during the quadrennium. As a result, a technical note was prepared with suggestions to the Graduate Program in Physical Education at the University of Brasília, which in the same four-year evaluation obtained grade 4, so that the program can develop actions to obtain higher grades in subsequent evaluations ofthe Capes. The analysis of reports and evaluation sheets allowed to identify the internationalization actions promoted by the programs that resulted in concepts of excellence.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações de Acesso e Conteúdo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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