http://repositorio.unb.br/handle/10482/41850
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2021_EdimilsonRodriguesMarinho.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Desigualdades de gênero no ensino superior : um olhar para o curso de pedagogia da UnB por meio de narrativas egodocumentais estudantis (2006-2011) |
Auteur(s): | Marinho, Edimilson Rodrigues |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:edrmarinho@gmail.com |
Orientador(es):: | Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
Assunto:: | Desigualdade de gênero Ensino superior Egodocumentos |
Date de publication: | 23-aoû-2021 |
Data de defesa:: | 24-mai-2021 |
Référence bibliographique: | MARINHO, Edimilson Rodrigues. Desigualdades de gênero no ensino superior: um olhar para o curso de pedagogia da UnB por meio de narrativas egodocumentais estudantis (2006-2011). 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Résumé: | O presente estudo tem como tema as desigualdades de gênero no ensino superior, analisadas por meio de narrativas egodocumentais estudantis colhidas no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), no período de 2006 a 2011. O objetivo geral da pesquisa é analisar as relações/tensões de gênero vivenciadas na trajetória de mulheres estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da UnB, tomando como base os relatos egodocumentais constantes nos memoriais apresentados junto aos seus trabalhos finais de conclusão de curso, entre os anos de 2006 e 2011. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa que utiliza como instrumento de análise o Memorial de Formação construído pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da UnB a partir do ano de 2006, em decorrência de uma reforma curricular interna, anexado em suas monografias. A fundamentação teórica aborda o conceito de gênero e os aspectos da desigualdade a partir de Louro (2011), Butler (2018), Meyer (2003), Pougy (2017), Ricoldi e Artes (2016), Barros e Mourão (2018), Olinto e Leta (2014), Santana e Vanin (2017) e Guedes e Alves (2004), além de Memoriais de Formação enquanto egodocumentos assentados nos pressupostos de Gomes (2004), Britto e Corradi (2018), Silva (2015) e Grobe (2015), entre outros. Os resultados demonstram que os Memoriais de Formação, enquanto experiência egodocumental, enriqueciam a formação no curso de Pedagogia da UnB, uma vez que a escrita do memorial, em que as formandas fazem a narrativa de sua vida estudantil e acadêmica, constitui-se em uma forma de literatura e em um novo saber. As conclusões indicam que a formação em Pedagogia na FE/UnB foi fundamental para que as alunas pudessem perceber as relações/tensões de gênero na trajetória acadêmica, bem como enfrentar as desigualdades de gênero e buscar sua autonomia ou afirmação na sociedade. |
Abstract: | The theme ofthe present study is the gender inequalities in higher education, analyzed through student egodocumentary narratives collected in the context of the course of Pedagogy at the University ofBrasília (UnB) from 2006 to 2011. The general aim ofthe research is to review the gender relations/tensions experienced in the path of female students in the course of Pedagogy at the Faculty of Education (FE/UnB), based on their egodocumental reports contained in the briefs presented along with their final papers between 2006 and 2011. The methodology consists in a qualitative research using as instrument of analysis the Training Brief developed by the students ofthe course of Pedagogy at the FE/UnB as of 2006 as result of an internai curricular reform, which is attached to their final papers. The theoretical foundation approaches the concept of gender and aspects of inequality based on Louro (2011), Butler (2018), Meyer (2003), Pougy (2017) Ricoldi and Artes (2016), Barros and Mourão (2018), Olinto and Leta (2014), Santana and Vanin (2017), and Guedes and Alves (2004), as well as the notion of Training Briefs as ego-documents based on the assumptions of Gomes (2004), Britto and Corradi (2018), Silva (2015), and Grobe (2015), among others. The findings show that the Training Brief as an egodocumental experience enriches the formation in the Pedagogy course at the FE/UnB, since the writing ofthe brief, in which the students provide a narrative oftheir academic life, constitutes both a form of literature and a new knowledge. The conclusions indicate that the training in Pedagogy at the FE/UnB was essential for the students to perceive the gender relations/tensions in the academic joumey, as well as to face gender inequalities and to seek their autonomy or assertiveness in society. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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