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dc.contributor.advisorCarneiro, Rosamaria Giatti-
dc.contributor.authorSilva, Gislene Martins da-
dc.date.accessioned2021-08-19T17:25:14Z-
dc.date.available2021-08-19T17:25:14Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.date.submitted2021-06-10-
dc.identifier.citationSILVA, Gislene Martins da. A terapia comunitária integrativa no programa vira vida - Distrito Federal: um diálogo entre PSE e PICS. 2021. 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41820-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEntendendo que a violência é uma problemática social de grande extensão, que impacta na saúde, e que a violência sexual é uma das faces desse fenômeno, este trabalho visa refletir sobre a importância da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) para os processos de resiliência de jovens e adolescentes vítimas de violência sexual no DF. Trata-se de uma pesquisa social em saúde, mais especificamente de uma pesquisa qualitativa, de inspiração antropológica, que fez uso da observação participante, do diário de campo e de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são adolescentes, jovens e do “Programa Vira Vida” no Distrito Federal. A apreciação dos dados foi realizada segundo os critérios para análise de entrevistas e de diário de campo à luz dos estudos etnográficos e da pesquisa social em saúde. No diálogo com o Programa Saúde na Escola (PSE) e com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), o trabalho explora a pertinência da TCI para o PSE, sem deixar de compreender que a sua inserção no contexto escolar não pode se dar de maneira isolada e de forma a sobrecarregar professores e demais profissionais. Os achados podem nos ajudar a ponderar inclusive sobres as atuais fragilidades do PSE, no DF, tensionando políticas e atores envolvidos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA terapia comunitária integrativa no programa Vira Vida - Distrito Federal : um diálogo entre PSE e PICSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTerapias complementares e integrativaspt_BR
dc.subject.keywordTerapia comunitária integrativapt_BR
dc.subject.keywordViolência sexualpt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordJovenspt_BR
dc.subject.keywordPromoção da saúde - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Understanding that violence is a large-scale social issue that impacts health, and that sexual violence is one of the characteristics of this phenomenon, this dissertation aims to reflect on the importance of Integrative Community Therapy (ICT) for the resilience processes against sexual violence of young people and teenagers in Distrito Federal. It is a social health research, more specifically a qualitative research, anthropologically inspired using participant observation, field diary and semi-structured interviews. The research subjects are teenagers and young people from the “Vira Vida Program” in the Distrito Federal. Data analysis was performed according to the criteria for analysis of interviews and field diary based on ethnographic studies and social research in health. This research is a dialogue between the School Health Program (PSE, acronym in Portuguese) and the National Policy on Integrative and Complementary Practices (PNPIC, acronym in Portuguese). The work explores the relevance of the ICT to the PSE, without failing, to understand that its insertion in the school context cannot be give in an isolated way and in order to overload teachers and other professionals. The findings can help us to even consider the current weaknesses of the PSE in Distrito Federal, focusing on policies and people involvedpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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