http://repositorio.unb.br/handle/10482/4179
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2009_CarlosDunhamMSdeCastro_noPW.pdf | 20,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O espaço da escola na cidade : CIEP e arquitetura pública escolar |
Autor : | Castro, Carlos Dunham Maciel Siaines de |
Orientador(es):: | Carpintero, Antônio Carlos Cabral |
Assunto:: | Arquitetura escolar Escolas - edifícios Educação pública |
Fecha de publicación : | 2009 |
Data de defesa:: | 2009 |
Citación : | CASTRO, Carlos Dunham Maciel Siaines de. O espaço da escola na cidade: CIEP e arquitetura pública escolar. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de implantação dos CIEPs no Estado do Rio de Janeiro, importante exemplar de arquitetura escolar, que através de um modelo único, teve mais de quinhentas unidades implantadas no estado, tornando-se, então, um fértil campo para a análise da arquitetura escolar pública no Brasil. Preliminarmente a análise dos CIEPs foi traçado um panorama da arquitetura pública escolar, precedido pela reflexão do papel da escola na cidade e da sua relação com a arquitetura. Pois para um melhor entendimento da arquitetura do CIEP, a identificação dos momentos em que a arquitetura e a educação foram usadas conjuntamente em políticas governamentais se faz necessária. Os CIEPs são analisados então, quanto ao seu projeto arquitetônico, à implantação de seus elementos no tecido urbano e aos reflexos decorrentes da forma de sua inserção neste. Apontando-se posteriormente os caminhos desenhados nos dias atuais na busca de uma melhor integração entre a escola e a cidade através de sua arquitetura. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aims at analysing the process of implementation of CIEPs in the State of Rio de Janeiro, an important reference in school architecture, a unique model with more than five hundred units built in Rio de Janeiro. For this reason, the CIEPs have become a fertile ground of the public architecture in Brazil. Previous to the analysis of the CIEPs was outlined an overview of the public school architecture, preceded by the reflection of the role of the school in the city and its relationship with architecture. Therefore for a better understanding of the CIEP architecture, it is necessary to identify the moments where architecture and education were used together in government policy. The CIEPs are analysed through its architectural project and the implementation of its elements in the urban mesh and the consequences that come from the form of its insertion in it. At last this work will point out the current ways used in the search for a better integration between the school and the city through its architecture. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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