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Título: Swedish physical education and health : the children's perceptions
Autor(es): Ferreira, Ivan Vilela
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Crianças
Percepções
Práticas corporais
Didática
Atividades físicas
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: FERREIRA, Ivan Vilela. Swedish physical education and health: the children's perceptions. 2021. 155 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa, a nível de tese de doutorado, objetivou analisar as percepções das crianças acerca das aulas de Educação Física e Saúde (EFS) na Suécia. Selecionamos uma turma do 3o ano na qual a faixa etária das crianças estava entre 9 e 10 anos de um escola localizada em Estocolmo, Suécia. A professora da turma selecionada possui mais de três décadas de experiência docente. Ao todo, haviam 23 crianças na turma, porém foram recolhido o desenhos de apenas 15 delas. O primeiro e principal foi através da produção desenhos e relatos das crianças participantes sobre os seguintes temas: “O que é EFS?” e “Como EFS deveria ser?”. Também desenvolvemos a observação participante, por um semestre, das aulas de EFS da turma selecionada. Por fim, analisamos o currículo de Educação física sueco a fim de auxiliar nossa análise e, também, de promover uma melhor contextualização. Uma vez produzidas, as informações foram analisadas e categorizadas. As categorias foram: didática, conteúdos e habilidades corporais de movimento. Quando perguntadas sobre o que era EFS, os relatos das crianças remeteram a ideia de que esta disciplina curricular se baseia no ensino de atividades físicas, com o foco nas habilidades corporais de movimento. Também relataram a repetição das aulas em formato de circuito. Ao serem questionadas sobre como essas aulas deveriam ser, as crianças relataram que gostariam de ter mais oportunidades para praticar as atividades que mais lhe interessavam e, também, que as aulas era demasiadamente curtas. No entanto, o relato mais impactante foi de que as crianças não participam ativamente da escolha dos conteúdos a serem ministrados nas aulas, sendo que tais conteúdos são previamente escolhidos. Complementarmente, desejam que todas as crianças deveriam participar da escolha dos conteúdos. A partir das dos dados construídos com as crianças, conclui-se que há a necessidade de promovermos reflexões acerca da participação ativa das crianças no processo educacional. Para tanto, promover um debate crítico e reflexivo sobre esse tema no campo da EFS faz-se necessário. No entanto, esse debate deve incluir o (re)pensar o processo educacional, as características das crianças e da infância, proporcionar o debate sobre o objeto e objetivos da EFS e aprimorar a articulação entre o conhecimento produzido na universidades e a atuação dos professores de EFS. Por fim, recomendamos que, em futuros estudos que tenham como objetivo principal ouvir as vozes das crianças acerca das aulas de EFS, os pesquisadores também incluam a participação de outros atores educacionais.
Abstract: This research aims to analyze children's perceptions on Physical Education and Health (PEH) lessons in Sweden. A classroom from an Elementary school located in Stockholm, Sweden, was the subject of this research. The classroom comprises 23 children between the age of 9 and 10, but only 15 of those children from primary school had their drawings analyzed. Their PEH teacher has more than 30 years of experience. We have collected children’s drawings and oral reports themed “What is PE?” and “How PE should be?”. Additionally, throughout six months in the school it was conducted participant observation and an analysis over the Swedish PEH Curriculum. When asked about how PEH is, they pointed out that the lessons are physical-activity-based, and focused on developing body movement skills. They also indicated the predominance of circuit lesson format. When asked about their expectations for PE lessons, the children from the school said they miss opportunities to practice physical activities of their interest, and they want to have longer lessons. The most impacting report indicates that children do not actively participate in the didactical planning process, and that children claimed that they should have a more active participation. In conclusion, we need to provide children with a more actively participation in the education process. Thus, promoting a critical and reflexive debate within the PEH field is necessary. That debate must include (re)thinking children’s educational process and their childhood features, promoting a debate about the PEH object of knowledge and goals, and improving the articulation between the knowledge produced in universities and the PEH teachers. Lastly, our recommendation for futures studies that aims to hear children’s voice about PEH lessons, is to articulate their voice with other educational actors.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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