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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41707
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Title: Relationship between creativity and intelligence in regular students and giftedness students
Other Titles: Relação entre criatividade e inteligência em estudantes regulares e com altas habilidades/superdotação
Relación entre creatividad e inteligencia en estudiantes regulares y estudiantes superdotados
Authors: Nakano, Tatiana de Cassia
Ribeiro, Walquiria de Jesus
Virgolim, Angela Magda Rodrigues
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-5720-8940
http://orcid.org/0000-0001-9317-4074
http://orcid.org/0000-0001-5493-080X
Assunto:: Superdotados
Raciocínio (Psicologia)
Desenvolvimento cognitivo
Pensamento
Avaliação psicológica
Issue Date: Mar-2021
Publisher: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Citation: NAKANO, Tatiana de Cassia; RIBEIRO, Walquiria de Jesus; VIRGOLIM, Angela Magda Rodrigues. Relationship between creativity and intelligence in regular students and giftedness students. Psico-USF, Campinas, v. 26, n. 1, p. 103-116, jan./mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712021260109. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712021000100103&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 maio 2021.
Abstract: O presente estudo buscou identificar a relação entre criatividade e inteligência em alunos regulares e com altas habilidades/superdotação. A amostra foi composta por 966 participantes, com idades entre 7 e 17 anos, classificados em estudantes regulares (n = 867) e grupo critério (n = 99), subdivididos de acordo com a área de destaque: acadêmica (n = 66), criativa/artística (n = 33). A Bateria de Avaliação das Altas Habilidades/Superdotação foi aplicada envolvendo subtestes de avaliação do raciocínio (verbal, lógico, numérico e abstrato) e criatividade (verbal e figural). Os resultados indicaram que, no grupo controle, a relação entre o total em inteligência e os dois tipos de criatividade se mostraram significativas e positivas, sendo mais alta em relação à criatividade verbal. No grupo critério, somente a correlação entre o total de inteligência e criatividade verbal foi positiva e significativa. Diferenças na relação entre os construtos também foram encontradas de acordo com a área de identificação da superdotação (acadêmica e criativa).
Abstract: The present study sought to identify the relationship between creativity and intelligence in gifted students. The sample consisted of 966 participants, aged between 7 and 17 years, classified as regular students (n=867) and criterion group (n=99), subdivided according to the area of prominence: academic (n=66), creative/artistic (n=33). The Giftedness Assessment Battery was applied to assess reasoning (verbal, logical, numerical, and abstract) and creativity (verbal and figural). The results indicated that, in the control group, the relationship between the total score for intelligence and the two types of creativity were significant and positive, and scores were higher for verbal creativity. Only the correlation between the total scores for intelligence and verbal creativity was positive and significant in the criterion group. Differences in the relationship between constructs were also found according to the identification of giftedness (academic and creative).
Resumen: El presente estudio buscó identificar la relación entre creatividad e inteligencia en estudiantes regulares y estudiantes superdotados. La muestra estuvo compuesta por 966 participantes, con edades entre 7 y 17 años, clasificados en estudiantes regulares (n = 867) y grupo criterio (n = 119), y subclasificados de acuerdo con el área de destaque: académico (n = 66) y creativo/artístico (n = 33). Se aplicó la Batería de Evaluación de la Superdotación con subpruebas para evaluar el razonamiento (verbal, lógico, numérico y abstracto) y la creatividad (verbal y figurativa). Los resultados indicaron diferentes relaciones de acuerdo con el grupo considerado. La relación entre el total en inteligencia y los dos tipos de creatividad se mostraron significativas y positivas en el grupo control, siendo mayor con relación a la creatividad verbal. En el grupo criterio, solo fue positiva y significativa la relación entre las puntuaciones totales de inteligencia y la creatividad verbal. También se encontraron diferencias en la relación entre los constructos según el área de identificación de superdotación (académica y creativa).
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712021260109
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