Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41588
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_DanielSilvaMonteiro.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open
Title: Atividades e saberes dos professores de Educação Física escolar
Authors: Monteiro, Daniel Silva
Orientador(es):: Lazzarotti Filho, Ari
Assunto:: Atividades dos professores
Saberes docentes
Professores de Educação Física
Educação física escolar
Issue Date: 6-Aug-2021
Citation: MONTEIRO, Daniel Silva. Atividades e saberes dos professores de Educação Física escolar. 2021. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo geral compreender as atividades desenvolvidas pelos professores de Educação Física escolar e como objetivos específicos analisar as atividades de professores de Educação Física escolar e relacionar os saberes e as fontes de aquisição inerentes a essas atividades. Utilizou-se principalmente as atividades dos professores de Sacristán (2000) e os saberes docentes de Tardif (2007). A pesquisa se dividiu em dois momentos de coleta de dados. No primeiro momento, foi enviado um questionário estruturado para professores da região metropolitana de Goiânia. Dos 113 professores que responderam o questionário, foi entrevistado um recorte de 12 professores de perfis distintos. A análise de dados foi embasada por Amado (2013). Os dados apontam que os professores de Educação Física possuem três núcleos principais de atividades: de ensino; de relação, coordenação e gestão; de eventos escolares. Percebeu-se também que as atividades possuem saberes e fontes de aquisição ligadas a elas. Por fim, pode-se dizer que os professores de Educação Física possuem diversas atividades em sua prática docente que são permeadas por saberes e fontes de aquisição. Além disso, as próprias atividades são saberes que os professores constroem durante sua rotina de trabalho.
Resumen: This master’s thesis' main objective is to understand the activities developed by the school's Physical Education teachers and the particular objectives are to analyze these activities and relate the knowledge and sources of acquisition inherent to them. Teacher's activities by Sacristán (2000) and teaching knowledge by Tardif (2007) were principally used. For that/Therefore, there were two moments of data collection for the research. Firstly, a questionnaire was sent to Goiânia's metropolitan area teachers. From 113 teacher's that participated in this part, a cutout was made, and 12 teacher's with different profiles were interviewed. The data analysis was grounded by Amado (2013). The data presents that Physical Education teachers have three main activities: teaching; relationship, coordination and management; and school events. It was also noticed that these activities have knowledge and sources of acquisition linked to them. At last, it can be said that Physical Education teachers have miscellaneous activities in their teaching practice that are based by knowledge and sources of acquisition. Furthermore, the activities themselves are knowledge that teachers build during their work routine.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/41588/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.