http://repositorio.unb.br/handle/10482/41578
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EstadosClassesSociais.pdf | 614,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Estado e classes sociais : uma imbricada e contraditória relação |
Other Titles: | State and social classes : an overlapping and contradictory relationship |
Authors: | Santos, Liliam dos Reis Souza |
metadata.dc.identifier.orcid: | http://orcid.org/0000-0001-6410-6371 |
Assunto:: | Estado Classes sociais Capitalismo |
Issue Date: | Apr-2021 |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina |
Citation: | SANTOS, Liliam dos Reis Souza. Estado e classes sociais: uma imbricada e contraditória relação. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 99-108, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e74021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802021000100099&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 maio 2021. |
Abstract: | Este artigo analisa a relação Estado e classes sociais no capitalismo. Evidencia a natureza contraditória, relacional e de classe do Estado. Atrela as determinações da relação Estado-classes sociais à dinâmica produtiva capitalista, à dominação e à luta política. Apresenta também as ações desempenhadas pelo Estado na inter-relação com as classes sociais, com o objetivo de manter a dominação das classes subalternas e a hegemonia das classes dominantes. |
Abstract: | The article theoretically reflects on the interaction between state and social classes in capitalism. It shows the contradictory, relational and class nature of the state. It links the determinations of the relationship between state and social classes to capitalist productive dynamics, domination and political struggle. It also presents the actions performed by the State in the interrelationship with social classes, with the objective of maintaining the domination of the subordinate classes and the hegemony of the ruling classes. |
Licença:: | (CC BY NC) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. |
DOI: | https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e74021 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.