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Titre: Jovens de ensino médio em tempo integral e educação em direitos humanos : a (trans)formação de sujeito de direitos
Auteur(s): Nascimento, Márcio Braz do
metadata.dc.contributor.email: marciobraz2008@gmail.com
Orientador(es):: Zardo, Sinara Pollom
Assunto:: Direitos humanos
Educação em Direitos humanos
Juventude
Ensino médio
Educação integral
Date de publication: 5-aoû-2021
Référence bibliographique: NASCIMENTO, Márcio Braz do. Jovens de ensino médio em tempo integral e educação em direitos humanos: a (trans)formação de sujeito de direitos. 2021. 274 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: A presente dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (Geraju). O objetivo desta pesquisa foi compreender o entendimento de jovens do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) sobre direitos humanos e as contribuições da disciplina Educação em Direitos Humanos (EDH) para a formação de sujeito de direitos. A justificativa da pesquisa encontra-se na necessidade do desenvolvimento de estudos que articulem as temáticas juventude, direitos humanos e educação em direitos humanos, para que, a partir das narrativas e experiências dos jovens de ensino médio, a EDH possa ser compreendida como instrumento para a (trans)fomação de sujeito de direitos, para a cidadania ativa e para participação democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, na qual foram realizados grupos de discussão com jovens entre 15 e 18 anos, vinculados ao EMTI da região administrativa de Taguatinga-DF, no ano de 2019. A análise dos dados empíricos foi realizada pelo método documentário, desenvolvido pelo sociólogo Ralf Bohnsack, a partir da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os jovens de EMTI compõem grupos sociais representativos da diversidade cultural e humana juvenil, apresentando quadros de orientação coletiva que expressam suas experiências sobre educação integral, direitos humanos e educação em direitos humanos. Conclui-se que a EDH ofertada no EMTI é avaliada pelos estudantes como instrumento educacional de formação multíplice, contribuindo para a constituição cidadã e política dos jovens. A reconstrução das orientações coletivas dos jovens estudantes d EMTI revelaram, sobretudo, entendimentos juvenis acerca do fenômeno socais a interseccionalidade, presente em suas realidades sociais. Por .isso, “Jovens Urbanas Politizadas” e os “Jovens Urbanos Integrados e Divergentes”, nomeadamente .os grupos de jovens participantes da pesquisa reconstrutiva, compreendem e educação em direitos humanos como aprendizagem significativa para a vida e para a .consecução de seus projetos de vida presentes e futuros no meio social. Nesse contexto, quatro orientações centrais emergiram a partir da análise comparativa dos dados empíricos dos grupos de discussão, caracterizando os quadros de orientação coletiva dos jovens sobre os. temas em estudo. “A função do ensino médio e preparar para a. educação superior O EMTI é cansativo e suga mais tempo”; O jovem não e reconhecido como sujeito de direitos e “Isso você vai levar para a vida”, a importância da EDH na formado dos Jovens. As orientações. coletivas identificadas representam, sobretudo. a diversidade humana e cultural dos jovens de ensino médio como sujeitos, sociais e broncos e relacionam a educação em direitos humanos, ofertada no EMTI, como educação para o esclarecimento e para a práxis de emancipação humana e política.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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