Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41536
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_LeonardoMottaTavares.pdf29,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Ver e ler : relações entre palavra e imagem em uma poética interartes
Autor : Tavares, Leonardo Motta
Orientador(es):: Araújo, Nivalda Assunção de
Assunto:: Poéticas artísticas
Poéticas contemporâneas
Narrativas artísticas
Apropriação - arte
Fecha de publicación : 30-jul-2021
Citación : TAVARES, Leonardo Motta. Ver e ler: relações entre palavra e imagem em uma poética interartes. 2021. 201 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : Construída a partir de uma poética artística verbovisual, a presente tese levanta os questionamentos centrais surgidos na confluência entre a prática e a reflexão teórica. Os trabalhos artísticos aqui apresentados se inscrevem no campo interartes das relações entre palavra e imagem. Às questões processuais das linguagens da colagem, da montagem e da instalação, somam-se as problemáticas conceituais e históricas dos procedimentos da apropriação, da citação, da repetição e, especialmente, da hibridização entre o visual e o verbal. As investigações desta pesquisa se concentraram, em trânsito prático-teórico, nas implicações de se pensar o fragmento, na presença da narrativa literária em trabalhos artísticos, nas características plásticas e discursivas do material impresso, na relevância do ato de ler aliado ao contemplar, bem como nas transações entre as esferas do tempo e do espaço na arte contemporânea.
Abstract: Established from a verbal/visual body of artworks, the present doctoral thesis raises central questions that emerged in the confluence between artistic practice and theoretical reflection. The artworks presented here are affiliated to the interart field of word and image studies. In addition to the procedural issues of the artistic languages of collage, montage and installation, the conceptual and historical problems of procedures such as appropriation, citation, repetition and, especially, the hybridization between the visual and the verbal are investigated. The focus of this research, in practical-theoretical transit, is placed on the implications of the notion of fragment, the presence of the literary narrative in artworks, the plastic and discursive characteristics of printed material, the relevance of the act of reading in alliance to contemplation, as well as in transactions between the spheres of time and space in contemporary art.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/41536/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.