Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41488
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RafaelLimaMeirelesdeQueiroz.pdf4,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A voz de Deus : o toque dos sinos como objeto de negociação entre os membros da Ordem Primeira e da Ordem Terceira do Carmo do Recife setecentista
Autor(es): Queiroz, Rafael Lima Meireles de
Orientador(es): Honor, André Cabral
Assunto: Sinos
Antigo regime
Igreja
Morte
Ordens religiosas
Data de publicação: 26-Jul-2021
Referência: QUEIROZ, Rafael Lima Meireles de. A voz de Deus: o toque dos sinos como objeto de negociação entre os membros da Ordem Primeira e da Ordem Terceira do Carmo do Recife setecentista. 2021. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação nos propõe refletir sobre o processo de enfrentamento e negociação vivenciado por instituições religiosas no Antigo Regime. O objeto central da análise é um conjunto de oito cartas trocadas entre os participantes da Ordem Primeira e da Ordem Terceira do Carmo do Recife. Nestas cartas foram registradas as argumentações utilizadas por ambos os grupos com relação ao controle do toque dos sinos, tido no século XVIII como sendo uma extensão da voz de Deus. O estudo tem suporte em uma tríade analítica que busca esmiuçar o papel social e religioso dos toques dos sinos no Antigo Regime; o perfil social dos indivíduos que participaram das negociações da contenda; e a construção dos discursos e argumentos utilizados por cada instituição. Para tanto, utilizamos conceitos como dom, mercê e graça, além de inserirmos o enfrentamento destes indivíduos em um contexto social mais amplo e complexo.
Abstract: This work aims to reflect on the process of confrontation and negotiation experienced by religious institutions in the Ancien Régime. The main object of the analysis is a set of eight letters exchanged between the participants of the First and the Third Order of Carmo do Recife. In these letters were recorded the arguments used by both groups regarding the control of the ringing of bells, considered in the 18th century as an extension of God’s voice. The study is supported by an analytical triad that seeks to examine the social and religious role of the ringing of the bells in the Old Regime; the social profile of the individuals who participated in the dispute negotiations; and the construction of the speeches and arguments used by each institution. For this, we use concepts such as gift, mercy and grace, in addition to inserting the confrontation of these individuals in a broader and more complex social context.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.