Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Lúcia Maria de Assunção | - |
dc.contributor.author | Campelo, Maria Luand Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T15:10:44Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T15:10:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-06 | - |
dc.identifier.citation | CAMPELO, Maria Luand Bezerra. Português língua de acolhimento: impactos de um curso de extensão para a comunidade externa na Universidade Federal do Piauí. 2021. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41485 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | É possível observar um considerável aumento nos fluxos migratórios internacionais no Brasil nos
últimos anos. Em decorrência disto, o país vem recebendo novos fluxos migratórios
(BAENINGER; MESQUITA, 2015; BRIGNOL, 2014; SILVA; OJIMA, 2017; OLIVEIRA, 2013).
Desta forma, percebemos a necessidade de direcionar e intensificar estudos e pesquisas que
abordassem a questão da imigração no Nordeste brasileiro. Isto posto, objetivamos pesquisar as
migrações internacionais no estado do Piauí, investigando a presença de estrangeiros
residentes, mais especificamente, na cidade de Teresina. Em nossa investigação, analisamos
os resultados provenientes de um curso de português, na perspectiva do acolhimento, para
estrangeiros que se encontram na capital teresinense. Esta pesquisa se caracteriza como uma
investigação de abordagem qualitativa, uma vez que, segundo Richardson et al. (2012), essa
abordagem apresenta-se como uma das formas mais adequadas para a compreensão de um
acontecimento social. Tendo em vista que trabalhamos com a implementação de um curso de
português para imigrantes em uma universidade, e que a participação, ação e reação destas
pessoas se mostra fundamental para o desenvolvimento desse estudo, constatamos a pesquisa-
ação (THIOLLENT, 1985; BARBIER, 2002; EL ANDALOUSSI, 2004; FRANCO, 2005) como o
método científico mais adequado para o encaminhamento desta investigação. Para a realização
de coleta de dados, usamos entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS, 1987), questionário
(MARCONI; LAKATOS, 2003) e observação participante (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Assim,
identificamos a necessidade de o grupo analisado aprender a língua portuguesa para melhor
integração social e cultural. Destacamos o mútuo acolhimento existente nesse grupo que, tendo
em sua quase totalidade hispanofalantes, perceberam a presença de estudantes que tinham
outra língua materna e criaram interações mediadas por gestos, variações linguísticas e
receptividade. Desta forma, os resultados alcançados nessa pesquisa revelam a importância e
relevância da promoção de cursos de extensão em português língua de acolhimento para atender
às necessidades linguísticas, culturais e sociais da comunidade de estrangeiros que se encontra
em Teresina – PI. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Português língua de acolhimento : impactos de um curso de extensão para a comunidade externa na Universidade Federal do Piauí | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua de acolhimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imigrantes - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is possible to observe a noticeable increase in the flow of international migration to Brazil over
the past few years. As a result, many more immigrants are moving to the five different regions of
the country (BAENINGER; MESQUITA, 2015; BRIGNOL, 2014; SILVA; OJIMA, 2017; OLIVEIRA,
2013). Thus, we see the need to direct and intensify studies addressing the issue of migration in
the Brazilian Northeast. The objective of this study is to analyze the results of a Portuguese course
taught as a host language for immigrants living in the city of Teresina, the capital of the state of
Piauí. This is a qualitative study, which according to Richardson et al. (2012) is one of the most
appropriate ways to comprehend social phenomena. Because we have been working on the
implementation of a Portuguese course for immigrants at a university, the participation, action
and reaction of the participants was also fundamental to the development of this study. As such,
we decided that an action research project (THIOLLENT, 1985; BARBIER, 2002; EL
ANDALOUSSI, 2004; FRANCO, 2005) was the best scientific method to undertake this
investigation. For data collection we used semi-structured interviews (TRIVIÑOS, 1987),
questionnaires (MARCONI; LAKATOS, 2003) and participant observations (LÜDKE; ANDRÉ,
1986). In the end, we identified that the group of participants needed to learn Portuguese for
better social and cultural integration. We highlight that the group supported all of its members.
The Spanish speakers, who learned quickly, helped those who spoke other languages, interacting
using gestures, linguistic exchanges and receptivity. To conclude, the results found during this
research show us the importance and relevance of promoting courses that teach Portuguese as
a host language to meet the linguistic, social and cultural needs of the immigrant community living
in Teresina – PI. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|