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2020_InaiaradeSouzaGolob.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSouza, Wânia Cristina de-
dc.contributor.authorGolob, Inaiara de Souza-
dc.date.accessioned2021-07-19T12:52:55Z-
dc.date.available2021-07-19T12:52:55Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.date.submitted2020-12-16-
dc.identifier.citationGOLOB, Inaiara de Souza. Efeito da área de formação no desempenho em tarefas de avaliação de subcomponentes das funções executivas envolvendo números e palavras. 2020. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41444-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2020.pt_BR
dc.description.abstractFunções executivas são processos mentais superiores que servem para organizar a cognição e o comportamento e adaptá-los ao contexto e aos objetivos do indivíduo, permitindo o estabelecimento de metas, a busca e seleção de estratégias para alcançá-las, o monitoramento dos resultados e a implementação dos ajustes necessários. São, portanto, competências fundamentais para o bom desempenho acadêmico, profissional e social. Este estudo buscou investigar se a formação em áreas exatas ou humanas seria um fator de interferência no desempenho de graduandos em testes de avaliação de funções executivas que utilizam números ou palavras, com especial ênfase na avaliação do controle inibitório e da flexibilidade cognitiva. Participaram da pesquisa estudantes de Ciências Exatas/Engenharias (n=25) e de Ciências Humanas/Sociais (n=25). A Escala Wechsler Abreviada de Inteligência foi aplicada para descartar um possível efeito da variável inteligência. Os demais instrumentos aplicados foram o Teste dos Cinco Dígitos, o Teste Hayling, a tarefa de Geração Aleatória de Números e o Teste de Fluência Verbal Alternada. Os resultados sugerem que a área de formação e o fator inteligência não parecem exercer influência sobre o desempenho nesse tipo de avaliação. Futuras perspectivas devem considerar o desenvolvimento de ferramentas mais ecológicas e “puras” para avaliar as funções executivas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeito da área de formação no desempenho em tarefas de avaliação de subcomponentes das funções executivas envolvendo números e palavraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFunções executivaspt_BR
dc.subject.keywordControle inibitóriopt_BR
dc.subject.keywordFlexibilidade cognitivapt_BR
dc.subject.keywordAvaliação neuropsicológicapt_BR
dc.subject.keywordÁrea de formaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Executive functions are higher-order cognitive processes responsible for organizing cognition and behavior and adapting them to the context and the subject’s goals. They enable humans to establish goals, search, and select strategies to achieve them, monitor the results, and make the necessary adjustments. Therefore, they have a dramatic impact on academic, professional, and social performance. This study aimed at investigating if a major in Natural Sciences or in Human Sciences might interfere in undergraduates’ performance in executive functions tests that assess inhibitory control and cognitive flexibility with numbers or words. Participants were Natural (n=25) and Human (n=25) Sciences undergraduates. The Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence was used to rule out a possible effect of the intelligence factor. The Five-Digit Test, the Hayling Test, the Random Number Generation test, and the Switching Verbal Fluency Test were used. Our results suggest that neither one’s major nor intelligence influences performance in this kind of assessment. Future approaches should consider the development of more ecological and “pure” tasks to assess executive functions.pt_BR
dc.contributor.emailisgolob@gmail.compt_BR
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