http://repositorio.unb.br/handle/10482/41424
File | Description | Size | Format | |
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2018_MayaraSilvadoNascimento.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Implementação e eficácia da simulação in situ na educação em saúde de profissionais de enfermagem em unidades de cuidados críticos |
Other Titles: | Implementation and effectiveness of in situ simulation in health education of nursing professionals in critical care units Implementación y eficacia de la simulación in situ en la educación en salud de profesionales de enfermería en unidades de cuidados críticos |
Authors: | Nascimento, Mayara Silva do |
Orientador(es):: | Magro, Marcia Cristina da Silva |
Assunto:: | Segurança do paciente Enfermagem Educação em saúde |
Issue Date: | 15-Jul-2021 |
Data de defesa:: | 27-Jul-2018 |
Citation: | NASCIMENTO, Mayara Silva do. Implementação e eficácia da simulação in situ na educação em saúde de profissionais de enfermagem em unidades de cuidados críticos. 2018. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018 |
Abstract: | Introdução: A preocupação com a qualidade do cuidado e com a segurança do paciente em serviços de saúde tem sido uma questão de alta prioridade. A presença de novos desafios estimula as instituições a promover estratégias que desenvolvam competências suficientes para tornar os profissionais mais críticos. Objetivo: Avaliar a eficácia da simulação in situ no processo de educação em saúde de profissionais de enfermagem em cenários de cuidados ao paciente crítico, visando o desenvolvimento da competência profissional na assistência ao paciente em situação de parada cardiopulmonar. Método: Intervenção quase-experimental com pré-teste, pós-teste e teste de retenção, com uso de cinco instrumentos, todos validados. Foi desenvolvida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e nas salas vermelha e amarela do pronto socorro (PS) adulto de um hospital da rede pública do Distrito Federal. Participaram deste estudo 4 enfermeiros e 14 técnicos de enfermagem atuantes na UTI (grupo experimental) e 3 enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem do PS (grupo controle). As fases percorridas durante o estudo seguiram as etapas de preparo, execução e retenção. Os resultados foram expressos em média, desvio padrão e mediana (percentil 25% e 75%). Para testar a hipótese de distribuição normal, foi aplicado o teste Kolmogorov Smirnov. Como a hipótese de normalidade não foi confirmada foram aplicados os testes Mann-Whitney, Kruskal - Wallis e Fisher. As comparações intra-grupos foram realizadas segundo teste 1não paramétrico Wilcoxon. A significância estatística foi com p ≤ 0,05. Resultados: Grupo com perfil majoritariamente do sexo feminino (70,3%), com idade média de 37± 7,3 anos. Os profissionais da UTI (83,3%) e do PS (73,7 %) mostraram, inicialmente, competência similar para identificação do evento de parada cardiopulmonar, mas, ao longo do tempo, o grupo experimental sustentou e elevou a capacidade de identificação, paradoxalmente, o grupo controle sinalizou tendência ao retorno da resposta à linha basal. Foi unânime (100%) o reconhecimento do treinamento como uma importante ferramenta para promoção de uma assistência segura aos pacientes em parada cardiopulmonar, nos grupos experimental e controle. No grupo experimental, houve melhor desempenho do grupo mais jovem (<35 anos) (p=0,04). Constatou-se que o conhecimento de ambos os grupos melhorou, após as intervenções (simulação e abordagem tradicional), embora fosse evidente que, no grupo experimental, houve maior tendência à fixação do conhecimento ao longo do tempo, assim como foi mantido o nível de concordância quanto ao sentimento de satisfação e a expressão de autoconfiança com a simulação como estratégia de ensino. O nível de autoconfiança dos grupos aumentou, sendo mais expressivo no grupo experimental. Constatou-se que os profissionais expressaram concordância com as práticas educativas adotadas pelo facilitador durante a simulação e identificaram como importante o objetivo, apoio, resolução de problemas, feedback e realismo oferecidos durante a simulação. Conclusões: A simulação in situ mostrou-se eficaz para ser implementada em processos de atualização de profissionais. Com a comparação entre exposição teórica e a sessão de simulação realística ficou clara a influência positiva da metodologia ativa. Foi demonstrada evolução na qualificação e no conhecimento da equipe de enfermagem para o atendimento de paradas cardiopulmonares. |
Abstract: | Introduction: Concern about the quality of care and patient safety in health services has been a matter of high priority. The presence of new challenges encourages institutions to promote strategies that develop sufficient skills to make professionals more critical. Objective: To evaluate the effectiveness of in situ simulation in the process of updating health education of nursing professionals in scenarios of care for the critical, critical patient, aiming the development of professional competence in the assistance to patients in situations of cardiopulmonary arrest. Method: Quasi-experimental intervention with pre-test, post-test and retention test, using five instruments, all validated. It was developed in the adult Intensive Care Unit (ICU) and in the red and yellow rooms of the adult Emergency Room (ER) of a public network hospital of the Federal District. Four nurses and fourteen nursing technicians working in the ICU (experimental group), and three nurses and sixteen nursing technicians from the ER (control group) participated in this study. The phases covered during this study followed the stages of preparation, execution and retention. The results were expressed as mean, standard deviation and median (25% and 75% percentile). To test the normal distribution hypothesis the Kolmogorov Smirnov test was applied. As the normality hypothesis was not confirmed, the tests Mann-Whitney, Kruskal - Wallis and Fisher were applied. Intra-group comparisons were performed according to non-parametric Wilcoxon test. Statistical significance was p ≤ 0.05. Results: Group with a predominantly female profile (70.3%), with a mean age of 37 ± 7.3 years. The professionals of ICU (83.3%) and ER (73.7%) initially showed similar competence to identify the cardiopulmonary arrest event, but over time the experimental group sustained and raised the identification capacity, paradoxically the group showed a tendency to return to the baseline response. It was unanimous (100%) the recognition of the training as an important tool to promote a safe assistance to patients in cardiopulmonary arrest, in the experimental and control groups. In the experimental group there was better performance of the younger group (<35 years) (p = 0.04). It was found that the knowledge of both groups improved after the interventions (simulation and traditional approach), although it was evident that in the experimental group there was a greater tendency to fix knowledge over time, as well as the level of agreement was maintained for the feeling of satisfaction and the expression of self-confidence with simulation as a teaching strategy. The level of self-confidence of the groups increased, being more expressive in the experimental group. It was found that the professionals expressed agreement with the educational practices adopted by the facilitator during the simulation, identified as important the objective, support, problem solving, feedback and realism offered during the simulation. Conclusions: In situ simulation proved to be effective to be implemented in professional updating processes. With the comparison between the theoretical exposition and the realistic simulation session, the positive influence of the active methodology was clear. It was demonstrated the evolution in the qualification and in the knowledge of the nursing team to attend cardiopulmonary arrests. |
Resumen: | Introducción: La preocupación por la calidad del cuidado y la seguridad del paciente en los servicios de salud ha sido una cuestión de alta prioridad. La presencia de nuevos desafíos estimulan a las instituciones a promover estrategias que desarrollen competencias suficientes para hacer los profesionales más críticos. Objetivo: Evaluar la eficacia de la simulación in situ en el proceso de actualización educación en salud de profesionales de enfermería en escenarios de atención al paciente crítico, crítico, buscando el desarrollo de la competencia profesional en la asistencia al paciente en situación de parada cardiopulmonar. Método: Intervención casi experimental con pre-test, post-test y prueba de retención, con uso de cinco instrumentos, todos validados. Se desarrolló en la unidad de terapia intensiva (UTI) adulto y en las salas roja y amarilla del pronto socorro (PS) adulto de un hospital de la red pública del Distrito Federal. Participaron de este estudio 4 enfermeros y 14 técnicos de enfermería actuantes en la UTI (grupo experimental), y 3 enfermeros y 16 técnicos de enfermería del PS (grupo control). Las fases recorridas durante este estudio siguieron las etapas de preparación, ejecución y retención. Los resultados fueron expresados en promedio, desviación estándar y mediana (percentil 25% y 75%). Para probar la hipótesis de distribución normal se aplicó la prueba Kolmogorov Smirnov. Como la hipótesis de normalidad no fue confirmada fueron aplicados las pruebas Mann-Whitney, Kruskal-Wallis y Fisher. Las comparaciones intra-grupos se realizaron según la prueba no paramétrica Wilcoxon. La significancia estadística fue con p ≤ 0,05. Resultados: Grupo con perfil mayoritariamente del sexo femenino (70,3%), con edad media de 37 ± 7,3 años. Los profesionales de la UTI (83,3%) y del PS (73,7%) mostraron inicialmente competencia similar para identificación del evento de parada cardiopulmonar, pero a lo largo del tiempo el grupo experimental sostuvo y elevó la capacidad de identificación, paradójicamente el grupo el control señaló tendencia al retorno de la respuesta a la línea basal. Fue unánime (100%) el reconocimiento del entrenamiento como una importante herramienta para promover una asistencia segura a los pacientes en parada cardiopulmonar, en los grupos experimental y control. En el grupo experimental hubo mejor desempeño del grupo más joven (<35 años) (p = 0,04). Se constató que el conocimiento de ambos grupos mejoró después de las intervenciones (simulación y enfoque tradicional), aunque era evidente que en el grupo experimental hubo mayor tendencia a la fijación del conocimiento a lo largo del tiempo, así como se mantuvo el nivel de concordancia en cuanto al el sentimiento de satisfacción y la expresión de autoconfianza con la simulación como estrategia de enseñanza. El nivel de autoconfianza de los grupos aumentó, siendo más expresivo en el grupo experimental. Se constató que los profesionales expresaron concordancia con las prácticas educativas adoptadas por el facilitador durante la simulación, identificaron como importante el objetivo, apoyo, resolución de problemas, feedback y realismo ofrecido durante la simulación. Conclusiones: La simulación in situ se mostró eficaz para ser implementada en procesos de actualización de profesionales. Con la comparación entre la exposición teórica y la sesión de simulación realista quedó clara la influencia positiva de la metodología activa. Se demostró evolución en la calificación y en el conocimiento del equipo de enfermería para la atención de paradas cardiopulmonares. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Enfermagem (FS ENF) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
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