http://repositorio.unb.br/handle/10482/41410
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_ElizamarGomesdaSilva.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Seguindo a mandioca : saberes e práticas agrícolas do Povo Tupinambá da Serra do Padeiro |
Authors: | Silva, Elizamar Gomes da Xakriabá, Wakõdi |
Orientador(es):: | Guimarães, Sílvia Maria Ferreira |
Assunto:: | Povos indígenas Índios Tupinambá Sistemas agrícolas Educação escolar indígena |
Issue Date: | 14-Jul-2021 |
Data de defesa:: | 15-Aug-2019 |
Citation: | SILVA, Elizamar Gomes da. Seguindo a mandioca: saberes e práticas agrícolas do Povo Tupinambá da Serra do Padeiro. 2019. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2019. |
Abstract: | Este trabalho se refere a um encontro entre uma mulher indígena Xakriabá, professora, e o povo indígena Tupinambá. Esse encontro foi marcado pelo acolhimento e abertura aos Outros e suas ancestralidades. Tratará da potência do sistema agrícola tradicional dos Tupinambás e como todo esse conhecimento poderá potencializar a escola das comunidades. Então, busca relacionar os espaços de aprendizados tradicionais e a educação escolar indígena. Para desenvolver esta pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa que pretende abordar os conceitos, valores e práticas. Sendo que esta pesquisa foi desenvolvida por uma indígena, portanto, os caminhos trilhados são de uma pesquisa engajada e entrelaçada nos saberes dos anciãos locais os quais foram abrindo os caminhos trilhados. |
Abstract: | This study refers to a meeting between an indigenous Xakriabá woman, a teacher, and the Tupinambá indigenous people. This meeting was marked by the welcoming and openness to others and their ancestry. It will deal with the power of the Tupinambás traditional agricultural system and how all this knowledge can enhance the school of the communities. Then, it seeks to relate traditional learning spaces and indigenous school education. To develop this research, qualitative research was used, wich intends to address concepts values and practices. Since this research was developed by an indigenous woman, therefore, the paths taken are of an engaged and intertwined research in the knowledge of the local elders who were opening the paths. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Departamento de Antropologia (ICS DAN) Faculdade de Educação (FE) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Ciências Sociais (ICS) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.