http://repositorio.unb.br/handle/10482/4110
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2009_FabiodaSilva_p67.pdf | Parte 1 | 4,55 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
2009_FabiodaSilva_68_ate_final.pdf | Parte 2 | 2,95 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Educação patrimonial : um olhar sobre a integração da obra de Athos Bulcão na arquitetura brasiliense |
Auteur(s): | Silva, Fábio da |
Orientador(es):: | Machado, Reinaldo Guedes |
Assunto:: | Patrimônio cultural - proteção Bulcão, Athos, 1918-2008 - crítica e interpretação Arquitetura - Brasília (DF) Patrimônio histórico |
Date de publication: | 2009 |
Data de defesa:: | 2009 |
Référence bibliographique: | SILVA, Fábio da. Educação patrimonial: um olhar sobre a integração da obra de Athos Bulcão na arquitetura brasiliense. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Résumé: | Esta dissertação visa dar uma contribuição às atividades pedagógicas do ensino básico, relativa a Educação Patrimonial e por isso faz uma abordagem, e ao mesmo tempo, uma reflexão, baseando-se em referências teóricas e empíricas sobre a Arquitetura no Brasil, com ênfase nos trabalhos desenvolvidos pelo artista Athos Bulcão, que por meio de sua criatividade, construiu um novo formato de arte arquitetônica, com o auxílio dos azulejos. A intenção é contribuir com o acervo bibliográfico e iconográfico da História da Arte no Brasil, despertando a sensibilidade do indivíduo que se depara com essas obras, e, de forma peculiar, descreve e interpreta o significado de cada cor, modelo e fachada. É indiscutível a contribuição desse artista para a paisagem urbana de Brasília. Em vista disso, foi feita uma análise sobre seus traços, sua inspiração, suas obras, e a importância delas, no contexto artístico e histórico, passando pelas fases artísticas que ele se inseriu. Além disso, uma discussão dialógica sobre a maneira como ele realizou a integração da arte e da arquitetura, e colocando-o como um dos criadores da linha construtiva, que se traduz na interação das artes plásticas e com a arquitetura.
_________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work tries to give a contribution for the pedagogic activities on elementary education, of a Patrimonial Education and, because this, it does an approach and, makes a boarding, and at the same time, a reflection, being based on theoretical and practical references on the Architecture in Brazil, with emphasis in the works developed for the artist Athos Bulcão, who through his creativity, constructed a new format of art architectural, through tiles. The intention is to contribute with the bibliographical and iconographic quantity of the History of the Art in Brazil, being awaking the sensitivity of the individual that if comes across with these workmanships, and of peculiar form, it describes and it interprets the meaning of each color, model and front. The contribution of this artist for the urban landscape of the Brasilia is unquestionable. In sight of this, an analysis on its traces, its inspiration, its workmanships, and the importance of them was made, in the artistic and historical context, passing for the artistic phases that it inserted itself. Moreover, a dialogical quarrel on the way as it carried through the integration of the art and the architecture, and placing it as one of the creators of the constructive line, that if translates the interaction of the plastic arts and with the architecture. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.